Rondônia, 15 de novembro de 2024
Geral

Tribunal de Contas constata falta de neurologista no João Paulo II; médicos de sobreaviso não aparecem

Ausência de médico, falta de medicamentos, resultando, assim, em atendimento precário à população.

Esses problemas foram encontrados pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), em uma fiscalização surpresa no Pronto-Socorro João Paulo II, neste sábado (25). A vistoria faz parte de uma iniciativa contínua para garantir que o cidadão tenha acesso a cuidados médicos adequados e efetivos.

 O TCE informa que a gestão da Saúde Estadual e do João Paulo II já buscam alternativas e estratégias para melhor atender a população.

Na ação, o Tribunal constatou a ausência de médico na especialidade de neurologia. Com relação aos profissionais de sobreaviso, foi verificado pela equipe fiscalizadora que eles não têm atendido, quando chamados para algum procedimento no hospital.

Sobre o atendimento aos pacientes no João Paulo II, a gestão estadual informou que trabalha com estratégias para evitar a superlotação.

 Uma delas é a priorização ao atendimento de pacientes de alta complexidade.

Outra seria o encaminhamento de pessoas, que aguardam leitos, para fazer procedimento em outras unidades.

Em nota à imprensa, o TCE diz que embora não estivesse, “de fato, tão lotado como nas últimas visitas, foram encontrados pacientes aguardando até 24 horas para atendimento ou remoção a outra unidade para realizar procedimento. Também foram registradas pessoas sendo atendidas nos corredores do hospital”.

O TCE ainda detectou falta de medicamentos, incluindo alguns usados no tratamento de problemas graves, como infarto e hemorragia.

Relatório

Os problemas detectados foram reunidos em um relatório, encaminhado à gestão estadual.

 Nele, o TCE destaca a importância de que sejam efetivadas medidas imediatas para solucionar as questões e garantir que o cidadão tenha acesso ao atendimento de qualidade.

O Tribunal de Contas ainda ressalta a relevância da colaboração e do comprometimento da gestão.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Na capital, apenas serviços essenciais serão mantidos pela Prefeitura no feriado desta sexta-feira

Gabinete do ódio: Comissão Eleitoral da OAB adverte dirigente da CAARO para cumprir decisão e faz novo alerta sobre cassação de registro

OAB: "Gabinete do ódio" que apoia Eurico Montenegro sofre duro golpe e chapa 11 pode até ter o registro cassado

Eurico Montenegro foge do debate com Márcio Nogueira, que confirmou presença na Rema TV