Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Tribunal de Contas suspende licitação para nova empresa de transporte coletivo em Porto Velho

A licitação para contratação da nova empresa de transporte coletivo de Porto Velho, que seria realizada nesta quarta-feira, foi suspensa por determinação do conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra, do Tribunal de Contas de Rondônia. A decisão foi tomada durante o feriado e as autoridades municipais notificadas com urgência.

Se não cumprirem a suspensão o conselheiro definiu uma multa de R$ 100.000, individualmente ao titular da Semtran, Antônio Jorge dos Santos, ao presidente da Comissão Especial de Licitação, Sávio Gomes de Brito e ao coordenador municipal de transportes, Luiz Everton Kemp, além da responsabilização administrativa.

De acordo com a decisão de Wilber Coimbra, a Secretaria-Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas detectou várias irregularidades como ausência de número mínimo exigível de servidores para a comissão de licitação, além do não-parcelamento do objeto, o que garantiria competitividade na disputa. Outro problema encontrado é que não existe documentação relativa à pesquisa de preços ou cotações que sirvam de base para a formulação do orçamento estimativo. Há ainda falta de demonstração, por estudo técnico, quanto à inviabilidade técnica ou econômica do caráter de não exclusividade da concessão pública em questão, inexatidão do objeto da concessão, bem como as condições de prorrogação da concessão. O Corpo Técnico constatou a ausência de estimativa do produto proveniente de fonte alternativa de receita, quanto ao serviço de publicidade, bem como a adoção de modelo tarifário que, em tese, concorre para o encarecimento da tarifa, em contrariedade ao princípio do serviço adequado, da modicidade tarifária e da alocação equilibrada dos riscos entre o contratado e o Poder Concedente. A irregularidade final encontrada diz respeito a omissão de estimativa do valor
da contratação.

O contrato previa concessão pelo prazo de 15 anos, podendo ser prorrogado por mais 5.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Forças de segurança cumprem dezenas de mandados na oitava fase da Operação Audácia

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema