TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RONDÔNIA CRIA VARA ESPECIALIZADA EM CRIMES CONTRA A MULHER
A desembargadora presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Zelite Andrade Carneiro publicou resolução nesta segunda feira, criando uma vara especializada para julgar crimes contra a mulher, definidos na Lei 11.340/06, a Lei Maria da Penha. A medida serve para agilizar o trâmite processual dos casos. A vara também será responsável por ações cíveis e que envolvam a violência doméstica.
ATOS DA PRESIDENTE
RESOLUÇÃO N. 017/2008-PR
PRESIDÊNCIA
ATOS DA PRESIDENTE
RESOLUÇÃO N. 017/2008-PR
Dispõe sobre a alteração da competência da Vara de Delitos de Trânsito e Crimes contra a Criança e Adolescente da Comarca de Porto Velho.
A PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA do Estado de Rondônia, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO o disposto no art. 149-C do Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Rondônia;
CONSIDERANDO o disposto no art. 154, IV, do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia;
CONSIDERANDO o art. 14 da Lei n. 11.340/06, que estabelece a possibilidade de criação de unidades judiciárias com estrutura diferenciada e competência unificada para o processo, julgamento, execução e medidas correlatas das causas cíveis e criminais decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher;
CONSIDERANDO a Recomendação n. 9, de 8 de março de 2007, do Conselho Nacional de Justiça CNJ;
CONSIDERANDO o constante no Processo n. 200.000.2008.002281-2-CG, no qual foram coletados os dados estatísticos de impacto dos procedimentos da Lei n. 11.340/06 nas varas criminais;
CONSIDERANDO a decisão do egrégio Tribunal Pleno em Sessão Administrativa ocorrida na data de 1º/9/2008,
RESOLVE:
Art. 1º Redefinir a nomenclatura e a competência da Vara de Delitos de Trânsito e Crimes contra a Criança e Adolescente da Comarca de Porto Velho, que passará a denominar-se Juizado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar e de Crimes contra Criança e Adolescente da Comarca de Porto Velho.
Parágrafo único. A partir de 15 de setembro de 2008 competirá ao Juizado, de que trata o caput, o processo, julgamento e execução das causas cíveis e criminais decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos da Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006, bem como o processo e julgamento dos crimes contra a criança e adolescente.
Art. 2º - Os feitos de delito de trânsito serão da competência das varas criminais genéricas da Comarca de Porto Velho a partir de 15 de setembro de 2008.
§ 1º - O juizado, de que trata o art. 1º caput, permanece com a competência residual para os feitos, em trâmite, de delitos de trânsito e criminais genéricos, excetuados os inquéritos policiais.
§ 2º - As varas criminais genéricas da Comarca de Porto Velho permanecem com a competência residual para os feitos, em trâmite, que se refiram à violência doméstica e familiar, excetuados os inquéritos policiais.
Art. 3º - Nas comarcas de 1ª e 2ª entrâncias e na de Ji-Paraná (3ª entrância), enquanto não estruturadas as varas especializadas para atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar, as varas criminais acumularão as competências cível e criminal para conhecer, processar e julgar as causas de que trata a Lei n. 11.340/2006, observado o atendimento específico e humanizado, assim como garantida a prioridade na tramitação e no julgamento do processo.
Art. 4º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, cabendo à Corregedoria-Geral da Justiça orientar as providências necessárias à sua execução e ficando revogada a Resolução n. 010/2008-PR.
Publique-se.
Registre-se.
Cumpra-se.
Porto Velho, 4 de setembro de 2008.
(a) Des.ª ZELITE ANDRADE CARNEIRO
Presidente
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes