Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Unir realiza 1ª defesa de mestrado por meio de videoconferência

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD) da Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizou, no último dia 08 de setembro, a primeira defesa de uma dissertação de mestrado por meio do sistema de videoconferência na instituição. A defesa ocorreu simultaneamente em Porto Velho (RO) e em Porto Alegre (RS).
O trabalho defendido foi a dissertação ?Semiótica na Identificação de Valores Organizacionais em Instituições Militares Integrantes das Forças Armadas Brasileiras?, do mestrando Duilo Souza Matos. A pesquisa foi orientada pelo professor do PPGMAD Sidinei Aparecido Pereira.
A banca de defesa foi formada, além do professor Sidinei, pelo professor José Moreira da Silva Neto (PPGMAD/Unir) e pela professora Elaine Di Diego Antunes, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS), que estava em Porto Alegre.
O professor José Moreira, também coordenador do PPGMAD, explica que a experiência piloto de uma defesa por meio de videoconferência foi tomada considerando a necessidade de se reduzir os custos com o deslocamento de docentes e, sobretudo, de otimizar o tempo. ?As novas tecnologias da comunicação e informação estão aí para nos favorecer. É preciso nos apropriarmos desses recursos e utilizá-los a nosso favor?, afirma.
O evento contou com o suporte técnico da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Unir, que, por meio dos equipamentos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), viabilizou a realização da defesa.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6