Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Unir seleciona bolsistas para supervisão em projeto na Capital

O Ministério da Saúde, sob a coordenação geral do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), em parceria com o Departamento de Educação Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia (DEF/UNIR), desenvolverá, em Rondônia, o projeto “Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescente” (ERICA), no período de agosto a outubro de 2014. Serão avaliados 1.440 alunos de 24 escolas da rede municipal, estadual e privada de Porto Velho.



A seleção dos candidatos será realizada em três etapas: avaliação do currículo lattes, entrevista e avaliação do candidato no treinamento para o trabalho de campo. Os candidatos selecionados para a função de supervisores receberão bolsa mensal do CNPq nos meses de agosto, setembro e outubro de 2014.

As inscrições para participar do projeto podem ser feitas de 11 de junho a 11 de julho de 2014, conforme Edital de seleção divulgado nesta quarta-feira (11) e disponível no site da UNIR (www.unir.br). Para se inscrever, o candidato deve enviar o currículo lattes (no formato PDF) e o formulário de inscrição (em anexo) preenchido para o e-mailprojetoerica.unir@gmail.com. No assunto do e-mail deve constar "SELEÇÃO SUPERVISOR ERICA”.

A seleção dos candidatos será realizada em três etapas: avaliação do currículo lattes, entrevista e avaliação do candidato no treinamento para o trabalho de campo. Os candidatos selecionados para a função de supervisores receberão bolsa mensal do CNPq nos meses de agosto, setembro e outubro de 2014.

PROJETO ERICA

O ERICA é um estudo multicêntrico nacional que tem por objetivo conhecer a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (como níveis de lipídios e pressão arterial, entre outros) e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios nessa população. Para isso, serão avaliadas as condições de saúde de cerca de 75 mil estudantes entre 12 e 17 anos, de 1.251 escolas brasileiras, públicas e particulares, distribuídas pelas 124 cidades participantes – incluindo todas as capitais.

Os resultados obtidos pelo ERICA poderão ajudar a reorientar as políticas públicas de educação e saúde voltadas para os jovens brasileiros, a partir da identificação de vulnerabilidades e necessidades dessa população. Além de apresentar um panorama do estado atual da saúde dos nossos jovens, permitirão, ainda, definir padrões nacionais para algumas características físicas na população de 12 a 17 anos como, por exemplo, peso, altura, pressão arterial e circunferência da cintura, o que será importante para diversos outros estudos no futuro.

Mais informações podem ser obtidas na página do projeto ERICA (www.erica.ufrj.br) e no site da UNIR (www.unir.br).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026