Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Universidade do Paraná firma convênio para regular mercado de leite



A Universidade Federal do Paraná firmou convênio com a Câmara Setorial do Leite para regular o preço do leite no Estado de Rondônia. Os dados estatísticos serão repassados ao Conseleite, conselho regulador do mercado, a exemplo do que já acontece no Paraná. A idéia é implantar o serviço e repassar as ações para a Universidade Federal de Rondônia (Unir), já que hoje não dispõe de pessoal treinado.

A partir de agora, o produtor não terá mais que barganhar melhor preço com o laticínio porque todos os valores estarão disponíveis numa tabela aprovada pelas indústrias e os pequenos produtores. A necessidade de criação de uma câmara reguladora embasada em estudos técnicos surgiu depois do impasse entre empresários e criadores de gado por causa do preço pago pelo leite in natura.

O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná), idealizador e presidente da CPI do Leite, buscou a experiência dos paranaenses com o mercado, acabando com as constantes ameaças de greve e desvalorização do pequeno produtor. Jesualdo explica que uma grande audiência pública deverá ser realizada em meados de junho para discutir e aprovar o relatório final da CPI, que garantiu a criação do Conseleite e a assinatura do convênio com a federal do Paraná.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema