UPAs lotadas: Porto Velho tem grande aumento em casos de gripe e Semusa monta plano
Na manhã desta quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), confirmou ao RONDONIAGORA que as UPAs de Porto Velho estão apresentando um número inédito de pessoas com sintomas gripais.
Nos últimos dias houve um aumento considerável nos casos da doença, fato denunciado inclusive na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira.
De acordo com a secretaria, a lotação das UPAs ocorre por vários fatores. O primeiro, é que, por temor de infecção por covid-19 ou da gripe Influenza, as pessoas buscam o atendimento em unidades destinadas aos casos de urgência e média complexidade. Por conta disso, elas demoram mais a ser atendidas porque as UPAs são para atendimento de urgência.
Para atender a esta demanda com mais rapidez, a Semusa informou que, entrarão em atividade, na próxima sexta-feira (17), sete unidades de saúde para atender exclusivamente casos de pessoas com sintomas gripais. São elas: Ronaldo Aragão, Maurício Bustani, Pedacinho de Chão, Hamilton Gondim, UBS José Adelino, Renato Medeiros e Manoel Amorim de Matos.
Ainda de acordo com a pasta da Saúde, todas terão sala específica esse tipo de atendimento. Os pacientes ficarão separados das demais repartições das unidades. Nestes locais, serão feitos exames que detectarão a causa dos sintomas, segundo a secretaria.
Os casos mais graves serão encaminhados para atendimento específico.
A Semusa garante que até agora são poucos os casos de gripe Influenza (H1N1) registrados. A maioria trata-se de gripes comuns, que não apresentam gravidade.
Veja Também
Secretário confirma quatro mortes por gripe em Rondônia e 1.100 casos somente em dezembro
MPRO tem candidatura única ao cargo de Procurador-Geral de Justiça