Uso de verba pública em obra particular e desvio de combustível motivam ação contra ex-prefeito
O uso de verbas públicas para construção de imóvel e desvio de combustível da Prefeitura de Castanheiras motivaram o Ministério Público de Rondônia a ajuizar duas ações civis públicas contra o ex-prefeito, Zulmar Gonçalves de Oliveira. Nas ações, resultantes da atuação do Grupo de Apoio ao Promotor de Justiça (GAP), o MP requer a condenação do ex-gestor nas sanções previstas na Lei 8.429/92, que incluem perda da função pública; suspensão dos direitos políticos, por prazo determinado; ressarcimento ao erário e pagamento de multa civil, entre outras.
Desvio de combustível
Antes de ocupar o cargo público, Zulmar Gonçalves de Oliveira trabalhava como técnico da Emater e recebia salário de pouco mais de R$ 1.600. O MP ressalta que em pouco tempo de mandato não seria possível o ex-prefeito ter a elevada renda e a evolução patrimonial demonstrada nas declarações de Imposto de Renda.
Desvio de combustível
Na outra ação, o MP relata que Zulmar Gonçalves e o então chefe de gabinete da Prefeitura contribuíram para que combustível adquirido pelo município fosse desviado para outros fins, sem comprovação da finalidade pública dessa atitude. De acordo com o Ministério Público, os réus determinavam a inserção de informações fraudulentas nos demonstrativos de consumo de combustíveis, para que constasse que dois veículos e um motor estacionário tivessem sido abastecidos, com o objetivo de justificarem gastos de forma irregular.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes