Rondônia, 04 de novembro de 2024
Geral

Usuários de ônibus podem participar de consulta sobre a tarifa do transporte coletivo

‘A Prefeitura quer ouvir você!’ Essa é frase em destaque do hotsite lançado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), para ouvir a opinião dos milhares de usuários de ônibus da capital sobre o preço estimado da tarifa de transporte coletivo que a comunidade portovelhense considera ideal para a cidade.

No endereço do hotsite (https://semtran.portovelho.ro.gov.br/tarifa) o cidadão pode simular o que deseja para o transporte público e quanto deverá pagar pelo serviço. “Os valores são estimativas com base no preço atual cobrado pelo sistema e a projeção de demanda”, explica o secretário Carlos Henrique da Costa, titular da Semtran.

Na proposta inicial que se encontra no endereço eletrônico, a estimativa de tarifa é de R$ 4,00 e o valor vai variando de acordo com as escolhas do contribuinte. Dentre as opções para avaliação do público estão questões como as passagens do estudante, que hoje é uma tarifa social no valor de R$ 1,00, a gratuidade entre 60 e 65 anos e a idade média da frota, por exemplo.

“A idade média da frota interfere no prazo de reembolso do valor investido nos veículos pelas empresas”, destaca o secretário Carlos Henrique, acrescentando que a tarifa também pode alterar quando há a opção por veículos com condicionador de ar. “Isso implica no aumento de custo de aquisição dos veículos, de manutenção e de consumo de combustível”, salienta.

Segundo o secretário da Semtran, o objetivo do hotsite é dar maior transparência e participação popular no processo de licitação do transporte público, além de cumprir a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana n° 12.587/2012, que, no artigo 8°, inciso 2, diz que os municípios deverão divulgar, de forma sistemática e periódica, os impactos dos benefícios concedidos no valor das tarifas dos serviços de transporte público coletivo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Táxi lotação só existirá por aplicativo, explica prefeito ao condenar greve no transporte coletivo

Em audiência pública, Prefeitura apresenta plano de concessão do transporte coletivo da capital

Semtran realiza nova audiência pública sobre concessão do transporte coletivo

Atletas de Rondônia conquistam 21 medalhas no mundial de Karatê na Argentina