Rondônia, 22 de junho de 2026
Geral

UTI já atendeu mais de mil pessoas nos últimos três anos

Desde sua inauguração, há três anos, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Vilhena Adamastor Teixeira de Oliveira já atendeu a 1.166 pacientes. A unidade possui 10 leitos e é equipada para atender pacientes de Vilhena e de toda a região do Cone Sul.



Na Unidade, são realizados plantões de 24 horas com médicos especializados. Há uma rotatividade e não uma média mensal ou bimestral sobre os pacientes internados. Alguns chegam a permanecer internados por meses.

Antes da instalação da Unidade de Terapia Intensiva, os pacientes que necessitassem do atendimento eram encaminhados a Porto Velho, Ji-Paraná e Cuiabá. O envio de cada paciente para outras cidades custava R$ 19 mil, através de transporte aéreo, e R$ 8 mil quando por transporte rodoviário. O custo elevado se dava por causa da necessidade do paciente de ser transportado em UTI móvel. Além do gasto, o município sofria também com o fato de que 50% dos pacientes transportados por ambulâncias para outras localidades vinham a óbito.

Na Unidade, são realizados plantões de 24 horas com médicos especializados. Há uma rotatividade e não uma média mensal ou bimestral sobre os pacientes internados. Alguns chegam a permanecer internados por meses.

Para o prefeito José Rover, a importância da vida de um paciente vai muito além do valor investido para mantê-lo. “Era um compromisso nosso que procuramos cumprir já no início da administração, um sonho, uma luta popular que resultou na esperança de vida para muita gente”, destacou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira habilitação das categorias A e B

Sindsef/RO e Sinasefe reúnem-se com o Decipex para defender pautas cruciais dos ex-Territórios

Atrasos e repasses insuficientes ameaçam Farmácia Popular em Rondônia, diz estudo

Homem atacado a facadas morre horas após discussão em bebedeira na Zona Sul da capital