Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades de saúde da rede municipal da capital

A campanha de vacinação contra a influenza para os grupos prioritários teve início no começo de setembro em toda a região Norte de Porto Velho e segue até o dia 26 de outubro. A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades de saúde da rede municipal, na área urbana e rural. Confira os locais e horários de funcionamento das unidades de saúde clicando aqui.

Grupos prioritários da campanha

Até o dia 26 de outubro, a campanha de vacinação contra a gripe segue voltada para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que incluem:

- Idosos (60 anos ou mais);
- Crianças de 6 meses a 5 anos;
- Gestantes e puérperas
- Pessoas com deficiência e comorbidades;
- Trabalhadores da saúde;
- Professores;
- Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
- Forças Armadas, de Segurança e Salvamento;
- Profissionais do sistema prisional;
- Caminhoneiros;
- Profissionais de transporte coletivo e portuários;
- Adolescentes em medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

DIA V DE VACINAÇÃO

A Prefeitura realizou o Dia V de vacinação contra a gripe para profissionais e trabalhadores da área da saúde, que fazem parte do grupo prioritário da Campanha de Vacinação contra a Influenza na Região Norte. A ação tem como principal objetivo proteger o grupo de risco além de ampliar a cobertura vacinal.

A imunização ocorreu em vários estabelecimentos de saúde da rede municipal, como a sede da Semusa, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Maternidade Municipal, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), almoxarifado da Semusa, entre outros.

Além disso, em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), também foram disponibilizadas vacinas para os servidores do Centro Político-Administrativo do Estado de Rondônia (CPA), Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI), Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar (SAMD), e ainda estabelecimentos de saúde privados.

Ao todo, foram disponibilizadas 1.660 doses, incluindo vacinas contra gripe, covid-19, DTPA (difteria, o tétano e a coqueluche) e outros imunizantes de rotina para quem estava com calendário vacinal atrasado.

Segundo a enfermeira Carina Leigue, gerente da Divisão de Imunização da Semusa, a vacina contra a gripe e covid é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a melhor estratégia para prevenir complicações e óbitos relacionados ao vírus da influenza.

“A vacinação é essencial para reduzir internações e óbitos causados pela gripe e covid, especialmente no atual cenário de fumaça, clima seco e aumento de doenças respiratórias”, destacou a enfermeira.

O servidor Enio Ricardo da Silva Cardoso, de 59 anos, que se vacinou logo nas primeiras horas que começou a ação na sede da Semusa, falou da importância da imunização principalmente neste período de seca e fumaça que assola a cidade. “A vacinação é de suma importância para manter o corpo imunizado, principalmente neste período de muito calor, muita seca. Isso afeta muito mais as pessoas, por conta da gripe. Então, é primordial que todos busquem a vacinação”, ressaltou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6