Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Vacinação contra aftosa começa nesta quarta em Rondônia

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa começa, nesta quarta-feira (15), em Rondônia e segue até 15 de novembro, 10.775.931 de bovinos e bubalinos devem ser vacinados. Em abril deste ano, na primeira etapa da campanha, foram imunizados 99,38% do rebanho total.

Rondônia é o quarto maior exportador de carne do Brasil. Segundo o chefe de Divisão Técnica da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RO), Alexandre Rodrigues Menezes, o estado se mantém livre da febre aftosa com vacinação, desde 2003, tem a Rússia como principal importador e conta com filiais dos principais frigoríficos brasileiros.

Menezes recomenda que as vacinas sejam conservadas de acordo com as orientações do Mapa. "Elas devem ser mantidas em temperatura de 2oC a 8oC e não ficarem expostas ao sol, sendo retiradas do ambiente climatizado apenas no momento de imunizar os animais", explica.

Os produtores terão até 20 dias após o término da campanha, 5 de dezembro, para declarar a vacinação à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) na qual está cadastrado. Os criadores que não declararem até a data prevista, serão multados e não receberão a Guia de Trânsito Animal (GTA). Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (AB)

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema