Rondônia, 24 de dezembro de 2025
Geral

Vacinação contra gripe suína começa na segunda-feira em todo o Estado

Nesta segunda-feira (8) começa a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 1 (H1N1), conhecida como Gripe Suína, que em Rondônia tem por meta imunizar mais de 500 mil pessoas. De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Elba Miranda, os primeiros a ser vacinados serão os trabalhadores da saúde e indígenas, no período de 8 a 19 de março. Todos deverão se dirigir a uma unidade de saúde municipal, responsável pela aplicação da vacina.

Na segunda etapa, que acontecerá de 22 de março a 2 de abril, será para todas as gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade e pessoas com doenças crônicas (pulmonar, cardiológica, entre outras); a terceira, de 5 a 23 de abril, terá como público alvo a população com idade de 20 a 29 anos; enquanto a quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio, abrangerá as pessoas com idade a partir de 60 anos; e a última, de 10 a 21 de maio, para pessoas de 30 a 39 anos. “Vale ressaltar que as gestantes poderão ser vacinadas a partir da segunda etapa até a última”, disse a coordenadora estadual, lembrando ainda, que como a etapa destinada aos idosos coincidirá com o período da campanha contra a gripe sazonal (simples) os sadios só tomarão a vacina contra esse tipo. Já os que têm doença crônica receberão as duas doses injetáveis.

Rondônia teve confirmados 43 casos Influenza H1N1 no ano de 2009 e duas mortes. Para o secretário estadual da Saúde, Milton Moreira, é importante as pessoas aproveitarem esta oportunidade para se imunizarem, gratuitamente, contra essa doença, que gerou pânico no ano passado pela forma agressiva. “Além disso, sempre é bom reforçar que a prevenção é a melhor medida, pois evita uma série de transtornos, como internações hospitalares e custos com medicamentos”, concluiu.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Denunciados na Operação “Cruciatus” são condenados

Mais de 60 famílias do Morar Melhor recebem geladeiras e ventiladores econômicos da Energisa

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança

Vereador recorre à Justiça para tentar reativar verbas de publicidade enquanto investigação criminal segue em andamento