Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Vacinação contra rubéola prorrogada em Rondônia, Acre a mais 9 estados

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Rubéola foi prorrogada, nesta sexta-feira, em 11 estados, segundo Marília Bulhões, coordenadora nacional de imunização do Ministério da Saúde. O prazo inicial para o término da vacinação terminaria nesta sexta-feira (12).



Outro problema identificado pelo Ministério da Saúde, segundo a coordenadora, é o homem acreditar que é invunerável à doença. "Muitos pensam que é coisa de criança ou de mulher".

"A maior dificuldade é chegar até os homens de 20 a 39 anos para vacinar. Há uma lenda de que o homem tem medo de injeção, de que a vacinação o impeça de jogar futebol ou tomar uma cervejinha, atividades de lazer que o homem sempre gosta", disse Bulhões.

Outro problema identificado pelo Ministério da Saúde, segundo a coordenadora, é o homem acreditar que é invunerável à doença. "Muitos pensam que é coisa de criança ou de mulher".

Pelo país

De acordo com o balanço preliminar divulgado nesta sexta-feira, as coberturas por região ficaram em 79,61% no Nordeste; 75,26% no Sul; 73,67 no Sudeste; 69,62% no Centro-Oeste e 68% no Norte.

Entre os estados com as maiores coberturas estão Santa Catarina (89,41%), Alagoas (87,13%), Sergipe (84,39%), Pernambuco (83,24), Maranhão (81,57%), Espírito Santo (81,20%) e Minas Gerais (80,22%).

Os dados mostram que os homens procuraram menos os postos. As informações preliminares indicam a vacinação de 24,5 milhões de pessoas do sexo masculino, o que representa 70,50% de cobertura em relação ao total de homens a serem imunizados. Entre as mulheres, a adesão foi maior – mais de 27,8 milhões já estão protegidas contra a doença, o que representa 78,85% de cobertura para o sexo feminino.

Os estados que tiveram as melhores coberturas para as mulheres foram Alagoas (91,86%), Santa Catarina (90,62%), Sergipe (89,73%) e Pernambuco (88,87%). Amapá e Goiás tiveram os menores percentuais para as mulheres – 68,43% e 65,54%, respectivamente. As mais altas coberturas para os homens foram alcançadas pelos estados de Santa Catarina (88,21%) e Alagoas (82,16%).

Dados do Ministério da Saúde mostram que, nos últimos dois anos, surtos de rubéola foram registrados de forma dispersa em todo o país. Em 2007, foram registrados 8.407 casos, sendo 161 em mulheres grávidas, o que resultou em 20 recém-nascidos com Síndrome da Rubéola Congênita (SCR), que causa cegueira, surdez, retardo mental e cardiopatias, entre outras seqüelas.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, todos devem ser vacinados, independente do histórico de vacinação ou doença anterior. Para se vacinar, basta ir a um posto de vacinação e levar o cartão e a carteira de identidade.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6