Vacinas contra HPV para meninos já estão disponíveis nos postos de saúde da capital
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho deu início nesta segunda-feira (6) a imunização contra o Papilomavírus Humano (HPV) para meninos. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde da rede pública da capital. Além da vacina contra o HPV, os meninos também estão sendo vacinados contra meningite C.
Para a criança receber a dose da vacina é preciso ir até uma unidade básica de saúde acompanhado com um adulto, apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (Sus), um documento com foto e o cartão de vacina da criança. A imunização é feita em duas doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda. Todos os postos de saúde terão a vacina disponível durante todo ano.
A gerente de imunização, Elizeth Gomes, explica a importância de apresentar o cartão de vacina. “Não é obrigatório levar o cartão de vacina, se a criança não tiver ou esquecer, a gente vai vacinar do mesmo jeito, mas nós pedimos que os pais levem porque, se caso tiver alguma vacina atrasada, a criança já sai de lá em dia”, explica a gerente.
A imunização que antes era feita somente em meninas, com idade entre 9 e 14 anos, começou a ser ofertada para meninos de 12 a 13 anos e pode ser feita durante todo o ano de 2017. A vacina contra o HPV tem o objetivo de proteger os jovens, antes do início da vida sexual, contra o câncer de colo no útero, pênis, garganta e ânus.
Veja Também
Prefeitura estima vacinar 13 mil meninas contra o HPV em Porto Velho
Prefeitura de Ji-Paraná inicia vacinação de meninos contra o HPV
Vacinas contra HPV e meningite C para meninos já estão disponíveis nos postos de saúde de Ouro Preto
Todos os municípios de Rondônia já receberam as vacinas contra o HPV para meninos, diz Agevisa