Vereador de Cacoal defende fortalecimento da agricultura
O presidente da Câmara de Cacoal, vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), chamou a atenção esta semana para a importância dos investimentos na agricultura como forma de garantir o fortalecimento da economia. O presidente destacou o crescimento do setor em 2007 e pediu planejamento e incentivos para a retomada das lavouras cafeeiras no município.
Katatal destacou que muitos agricultores acabaram com as lavouras cafeeiras, devido à falta de planejamento adequado para garantir a sobrevivência em épocas de quedas nos preços do produto. Hoje a realidade é outra, muitos que trocaram a lavoura cafeeira por outros produtos estão buscando incentivos para retomá-las, frisou o presidente.
As recentes pesquisas realizadas pelo Governo do Estado, mostram que a agricultura de Rondônia esta em franco desenvolvimento, alcançando os melhores índices de produtividade de sua história em 2007. As principais lavouras como arroz, feijão, soja e o café estão entre as culturas onde o rendimento médio do agricultor teve expressivos crescimentos.
Segundo Katatal os números divulgados pela SEAPS, apontam que o café conilon apresentou uma produção média de 555 kg/ha, contra 457 kg/ha em 2006. O aumento no rendimento em 2007, foi de 21, 49%. Esse aumento se deve principalmente ao incentivo do governo do Estado, que implementou várias ações nesse sentido através da SEAPS e Emater, frisou Katatal, cobrando da Secretaria de Agricultura do município informações das ações que estão sendo desenvolvidas em prol da agricultura.
Para Katatal a pesquisa mostra que apesar da redução em área plantada de café, o aumento na produção foi considerável, merecendo atenção especial por parte dos gestores dos municípios, no sentido de garantir mais incentivos. Mesmo com a redução da área plantada, o café bateu recorde histórico de produtividade no Estado e isso merece uma atenção especial ao setor, disse o vereador.
Veja Também
Trabalhadores avulsos do Porto de Porto Velho recebem mais uma remessa de cestas básicas do governo
Para proteger a primeira infância, MPRO adere à "Campanha Primeiros Passos"