Rondônia, 23 de dezembro de 2025
Geral

Vereador Edmo Dim Dim apoia supressão de meta do Plano Municipal de Educação sobre ideologia de gênero

Em audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Porto Velho para tratar do Plano Municipal de Educação, o vereador Edmo Dim Dim (PSL) externou apoio a alteração da Meta 2.6, excluindo a expressão “discriminação de gênero”, tema amplamente debatido pela Comissão de Educação da Casa. O prefeito Mauro Nazif (PSB) já havia determinado a Secretaria Municipal de Educação (Semed) a retirada do tema, mas depende da autorização da Câmara.
O projeto chegou à Casa na última segunda-feira. Mas só na quarta-feira, a vereadora Fátima Ferreira (PT), que é da comissão de Educação, convocou a audiência. Estavam presentes padres, representantes da Arquidiocese, evangélicos e um grande público, exigindo a mudança. “O interessante é que o Congresso Nacional já havia vetado a ideologia de gênero”, explicou o vereador Edmo Dim Dim.

Plano original

O projeto original, feito pelo MEC, previa a ideologia de gênero no qual afirma que o homem e a mulher não diferem pelo sexo, mas pelo gênero, e que este não possui base biológica, sendo apenas uma construção socialmente imposta ao ser humano, através da família, da educação e da sociedade. O Congresso Nacional rejeitou. Mas estados e municípios precisavam corrigir a distorção, segundo religiosos. São Paulo, por exemplo, a prefeitura mandou excluir e agora Porto Velho segue a mesma tendência.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Denunciados na Operação “Cruciatus” são condenados

Mais de 60 famílias do Morar Melhor recebem geladeiras e ventiladores econômicos da Energisa

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança

Vereador recorre à Justiça para tentar reativar verbas de publicidade enquanto investigação criminal segue em andamento