Viaduto da Campos Sales deve ser entregue em dezembro já com iluminação, diz Dnit
As obras de construção do viaduto da Campos Sales com BR-364 de Porto Velho, que estavam paralisadas desde 2010, foram retomadas e seguem de forma intensa. No local, já é possível visualizar as paredes de terra armada, drenagem, aterro, contornos e marginais que vão até a rodovia. A obra está orçada em mais de R$ 4 milhões e tem previsão de ser concluída em dezembro deste ano, já com iluminação.
De acordo com o superintendente substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Rondônia, Cláudio André, a previsão é que a obra seja entregue antes do prazo. “Pelo andamento da obra que deu continuidade em novembro de 2017, iremos entregar antes do prazo previsto, que seria em dezembro deste ano. A empresa contratada para fazer o serviço começou fazendo a limpeza e delimitando o que seria feito no local e a parte pesada do serviço começou em janeiro deste ano”, afirma o superintendente.
O superintendente substituto explica, após ficar pronto, o fluxo do viaduto será da seguinte forma: Quem vem do Centro pela Avenida Campos Sales, com destino a Zona Sul, segue na passagem inferior. Já quem segue pela Campos Sales sentido Centro, vai passar por uma alça, entrar na BR-364 e em seguida na Rua Prudente de Moraes. Quem trafegar pela BR, vai entrar em uma marginal que vai dar acesso a Prudente de Moraes para conseguir ir para o Centro.
Iniciada em 2009, a construção dos viadutos, até então com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, passou por diversas paralisações, abandono de obra pela empresa e investigações devido a suspeita de irregularidades. O primeiro dos seis elevados liberado para tráfego foi o da Avenida Jatuarana. No ano passado, outros dois foram liberados - Trevo do Roque e da Avenida Três e Meio - e o ministro dos transportes garantiu recursos para conclusão de toda a obra.
"Em 2014 o Dnit retomou as obras, que foi quando houve a licitação da empresa que iria realizar todos os serviços, reiniciando em 2015. Já em 2016, foram feitas algumas marginais próximas à Faro, Estrada do Japonês, Trevo do Roque e, ano passado, foram concluídas outras marginais chegando à Rua Três e Meio. Para este ano queremos fazer as marginais do Trevo do Roque até o Bairro Areia Branca. Como parte do viaduto da Campos Sales será feito uma passagem inferior da Prudente de Moraes e Rio de Janeiro”, destaca o superintendente substituto.
Iluminação
Diferente dos viadutos do Trevo do Roque e da Jatuarana, que foram entregues sem iluminação, a previsão é que o viaduto da Avenida Campos Sales com a BR-364 seja entregue iluminado. “Nós estivemos reunidos com o prefeito para discutir sobre a questão da iluminação dos viadutos que já foram entregues e esse que está sendo feito. Entramos em um acordo e ficou definido que ele vai fazer a iluminação do viaduto para ser entregue a população assim como foi feito com o da Rua Três e Meio que está iluminado”, finaliza.
Veja Também
DNIT libera parte superior do viaduto no Trevo do Roque; inclinação gera polêmica
Viadutos em Porto Velho: O que já foi concluído, as obras em andamento e o que ainda fica para 2018
Prazo para conclusão das obras dos viadutos é prorrogado para 2019
Na capital, apenas serviços essenciais serão mantidos pela Prefeitura no feriado desta sexta-feira