Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Vice-Reitor apresenta dados para promoção da extensão em Porto Velho

O vice-reitor da UIbra Canoas, Ricardo Reith, conduziu uma reunião com professores e coordenação acadêmica na unidade de Porto Velho, na tarde desta terça-feira, 08, para tratar do tema sobre a curricularização da extensão no ensino superior seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Educação.

Após a abertura realizada pelo diretor geral da unidade, Milcíades Alves de Almeida, e o devocional com as palavras do Pastor Itamar Eloi Schlender, foi dado início à palestra sobre as metas e estratégias de ampliação e incentivo à extensão universitária, além de um breve levantamento sobre a concepção do tema ao longo da história e o desenvolvimento das universidades a partir da Reforma Protestante. "A Revista Time publicou recentemente uma pesquisa realizada com 100 pesquisadores e professores renomados no mundo para que mencionassem as universidades com maior prestígio. Entre as 10 primeiras, seis delas são universidades que surgiram após a Reforma de Martinho Lutero ou se já existiam, passaram por alguma reformulação. São elas: Harvard University, University of Cambridge, University of Yale, Oxford of Oxford, Princeton University e Columbia University. Neste contexto, a Ulbra também traz um conceito dinâmico de identidade, buscando transformar as pessoas além da qualificação, visando o convívio social", afirmou Ricardo.

Ainda sobre a instituição, o vice-reitor apresentou o resultado de um censo realizado pelo Ministério da Educação (MEC) que apontou a Ulbra como uma das 20 maiores universidades do país. "Nossa presença geográfica é gigantesca. Ao todo são 22 estados brasileiros com polo EAD e/ou unidade com cursos presenciais. Em que pese a promoção da aprendizagem, somos a maior do Rio Grande do Sul e aqui na região Norte estamos há 30 anos. Crescemos juntos com a formação do Estado de Rondônia. Em 2016 completamos 44 anos de experiência na transformação de competências e habilidades desses profissionais que passam pela nossa rede", reforçou.

Segundo ele, entre as metas do Plano Nacional de Educação está assegurar no mínimo 10% do total de créditos curriculares exigidos nos cursos de graduação em programas e projetos de extensão universitária, até 2024.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6