Rondônia, 21 de dezembro de 2024
Geral

Vídeo: 10 anos após o início, obras dos viadutos de Porto Velho serão finalizadas em junho, diz Dnit

As obras do complexo de viadutos de Porto Velho estão perto de chegarem ao fim, após 10 anos, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Uma das últimas partes, a passagem de veículos localizada na Avenida Prudente de Moraes com BR-364 será liberada no final de junho. A obra está em fase de acabamento e cerca de 99% dos serviços já foram concluídos.

Conforme o engenheiro Emanuel Neri, do Dnit, essa travessia urbana é para melhorar o acesso para os motoristas que saem da Zona Sul com destino a região Central da Capital. O motorista poderá passar por baixo da rodovia em uma única mão. “A obra está acontecendo da forma que esperamos e vamos conseguir entregar no prazo estabelecido. Os motoristas vão conseguir ir mais rápido para o Centro passando por baixo da BR e seguindo na Avenida Prudente de Moraes”, explicou Emanuel Neri.

A estrutura de toda a pavimentação das marginais, que antes era com terra e cascalho, foi modificada pelo Dnit. “Ao invés de fazer o acabamento de terraplanagem com terra e cascalho, nós optamos por fazer tudo com pedra para dar mais resistência. O acabamento da base e sub-base foi feito com brita, que drena a água em época de chuva, para que por fim fosse colocasse a camada asfáltica. Isso dará uma durabilidade maior do asfalto”, garantiu o engenheiro.

Toda parte especial da obra em fase de acabamento, assim como já foram concluídos a pavimentação asfáltica inferior e os muros de fechamento da contenção lateral. “Agora estão sendo feitas a calçada, sinalização horizontal da marginal, colocação das placas de sinalização e orientação do trânsito, e pinturas de faixas”, esclareceu. 

Iluminação
A iluminação da travessia urbana ficará sob a responsabilidade da prefeitura, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur). “Nós fizemos uma tratativa com a Emdur para que seja colocada a iluminação naquele local e o (presidente) Thiago Tezzari nos atendeu garantindo que vai se empenhar para iluminar a travessia quando estiver pronta. A prefeitura tem nos ajudado bastante nessa questão de iluminação e limpeza de algumas rodovias dentro da área urbana da cidade”, informou o engenheiro.

Os viadutos
As obras dos viadutos de Porto Velho foram lançadas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, em junho de 2009 e deveriam ter sido concluídas em 2012. O serviço foi paralisado em julho de 2010. Desde então, mais paralisações, abandono de serviço, suspeitas de irregularidades, investigações, até que no ano de 2014 foram novamente licitadas e retomadas.

Nessa fase, foram liberados os elevados da Jatuarana, Trevo do Roque e da Três e Meio. “A obra em si são 16 quilômetros de marginal, vindo da Faro até o Areia Branca, mais as passagens do Trevo do Roque, Três e Meio, acesso a Rio de Janeiro, Campos Sales e Prudente de Moraes. O cronograma dessa obra tem previsão para dezembro de 2018 estar toda pronta”, esclareceu o superintendente do Dnit, Claudio André Neves, em julho do ano passado.

O restante do complexo viário, como o acesso a Rio de Janeiro, travessia por baixo da BR-364 na Prudente de Morais e marginais, calçadas e drenagem, além do viaduto do Campos Sales foram novamente licitados.

A obra não ficou pronta em 2018 e foi prorrogada para este ano. Dnit explicou que o prazo não foi cumprido por causa de outra obra que estava sendo concluída na Rua da Beira. A expectativa é que todo o complexo seja entregue no primeiro semestre de 2019. O custo de todo o projeto ultrapassa a casa dos R$ 90 milhões.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Viadutos em Porto Velho: O que já foi concluído, as obras em andamento e o que ainda fica para 2018

Vídeo: Rondoniagora percorreu o viaduto da Campos Sales após liberação; veja como ficou o tráfego

Viadutos de Porto Velho ficam mais coloridos com a arte de grafiteiros; confira fotos

Prazo para conclusão das obras dos viadutos é prorrogado para 2019