Vídeo: após polêmica, Hildon anuncia parcelamento do IPTU novo por 10 anos; valor está mantido
Em coletiva no final da manhã desta terça-feira (7), o prefeito Hildon Chaves anunciou que decidiu não acatar o pedido de 20 vereadores de Porto Velho, que defendiam a revogação da lei que instituiu novos valores, muto deles exorbitantes, no IPTU de moradores da capital rondoniense. O prefeito afirmou que vai encaminhar uma nova lei, definindo parcelamento em até 10 anos.
O secretário da Fazenda detalhou a situação, explicando que a cobrança se dará por etapas, ou seja: estão mantidos os valores do novo IPTU, mas serão cobrados percentuais de 10% a cada ano. Assim, em 2023, os contribuintes irão pagar 10% do valor que foi cobrando, aumentando-se a cada ano, até 2032. Ouça o que ele disse na coletiva:
Hildon defendeu a instituição da Planta Genérica de Valores para a atualização dos valores do IPTU e criticou donos de terrenos baldios. Afirmou ainda que reconhece os apelos feitos pela sociedade nos últimos dias e que entende dificuldades econômicas decorrentes da pandemia, por isso a decisão de encaminhar nova proposta para ser analisada pelos vereadores.
Sobre quem pagou valores a mais, disse que poderão pedir a restituição à Secretaria da Fazenda.
Veja Também
MP também entra com ação contra lei do IPTU e cita caso de aumento de mais de 2.000%
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida