Vídeo: Aprosoja condena decisão de prefeito sobre proibição de carretas em horário de pico e diz que solução é simplista

Menos de 24 horas após o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos) anunciar que havia viabilizado a proibição de circulação de carretas em horário de pico na BR-319, na área urbana da cidade, o setor produtivo reagiu firmemente e não somente condenou, mas avalia que a ação do prefeito é simplista e não avaliou os graves problemas que a medida gerará em breve.
A manifestação inicial partiu da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) em Rondônia, através da diretora Antonielly Rotolli, nas redes sociais. Ela diz que há necessidade de uma reflexão e em vídeo, mostra centenas de carretas que estão em um posto de Candeias, aguardando para seguir para Porto Velho e questiona se Léo Moraes. “E isso que estão podendo hoje circular a qualquer horário. Já viu que estamos falando de produtos perecíveis como soja, milho e outros, que depende de logística eficiente para garantir sua qualidade e viabilidade? Prefeito, impedir a circulação dessas cargas pode resultar em atrasos, perdas de produtos e, consequentemente, prejuízos significativos para os produtores rurais do estado. O agronegócio é um dos pilares da economia de Rondônia e qualquer entrave logístico pode repercutir diretamente no bolso de quem produz e de nós como consumidores”, afirma.
Antonielly Rotolli prossegue condenando a decisão e exigindo compreensão. “Ao invés de adotar medidas restritivas que penalizem o setor, é fundamental que a gestão municipal, que o senhor coordena, busque a alternativa mais eficiente e sustentável. Investir em políticas públicas que melhorem o fluxo logístico, como a criação de rotas alternativas, viadutos, a modernização da infraestrutura viária são caminhos mais sensatos para mitigar o problema sem prejudicar quem move a economia do estado. É preciso compreender que soluções simplistas para problemas complexos, podem criar mais entraves do que benefícios. O diálogo com o setor produtivo é essencial para construir estratégias que respeitem a dinâmica econômica e garantem o desenvolvimento sustentável da região”, disse.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes