Rondônia, 05 de fevereiro de 2026
Geral

Vídeo: Concessionária anuncia grande reforma e ampliação do aeroporto de Porto Velho

O aeroporto governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, passará por reformas e ampliações. O anúncio foi feito, juntamente com o lançamento da pedra fundamental, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (6), pela concessionária do terminal, a Vinci Airports.

As obras já iniciaram nesta terça-feira e terão previsão de encerramento para o segundo semestre de 2024, em outubro.

De acordo com a Vinci, as obras contemplam:

- Criação de um novo andar com escadas rolantes e elevadores;

- Pontes de embarque;

- Ampliação da sala de embarque com visão ampla da pista de pousos e decolagens;

- Reforma da pista de pouso e decolagem; e

- Reforma total da área de fiscalização.

De acordo com a CEO da concessionária, Karen Strougo, todos esses serviços serão feitos por etapas e não comprometerão o pleno funcionamento do aeroporto.

“Nós estamos brincando e dizendo: aguentem conosco que o transtorno também é passageiro, então alguns fluxos serão alternados e serão comunicados aos passageiros", disse Karen, à imprensa.

Internacionalização

Apesar de ser um terminal com capacidade para operações internacionais, o aeroporto de Porto Velho não está apto a internacionalização.

Presente na coletiva, o prefeito Hildon Chaves, afirmou que em uma reunião com a CEO da concessionária, a internacionalização deva ocorrer até 2033.

“Segundo a CEO da empresa, a expectativa é de que nos próximos 10 anos, dobre o movimento de passageiros e junto com isso venha sim a internacionalização efetiva do aeroporto”, afirmou Hildon.

Segundo o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Éder André, uma comissão, composta por órgãos de controle do governo estadual e federal, também trabalha na busca de voos internacionais partindo do aeroporto da capital.

Ainda de acordo com o DER, com essas as obras de reforma e ampliação, o governo busca também o retorno dos voos comerciais partindo da capital com destino ao interior do estado.

Investimentos

As obras serão realizadas por um consórcio, composto pelas empresas Teixeira Duarte Engenharia e Construções S.A, Alves Ribeiro S.A do Brasil e Actemium. A Vinci afirma que todas essas instituições têm uma larga experiência em projetos de infraestrutura aeroportuárias.

Além do terminal de Porto Velho, a Vinci administra, também, os aeroportos de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Boa Vista, Manaus, Tefé e Tabatinga. Em todos esses, o investimento é de R$ 1 bilhão.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Fecomércio: 97% das empresas brasileiras não estão preparadas para a reforma tributária, aponta pesquisa

Justiça determina correção no edital do concurso da Assembleia e reforça exigência de registro no CRC

Carnaval em Porto Velho contará com estrutura especial de segurança

Governo de Rondônia reforça vacinação contra gripe durante período de maior circulação viral no estado