Vídeo: Concessionária anuncia grande reforma e ampliação do aeroporto de Porto Velho
O aeroporto governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, passará por reformas e ampliações. O anúncio foi feito, juntamente com o lançamento da pedra fundamental, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (6), pela concessionária do terminal, a Vinci Airports.
As obras já iniciaram nesta terça-feira e terão previsão de encerramento para o segundo semestre de 2024, em outubro.
De acordo com a Vinci, as obras contemplam:
- Criação de um novo andar com escadas rolantes e elevadores;
- Pontes de embarque;
- Ampliação da sala de embarque com visão ampla da pista de pousos e decolagens;
- Reforma da pista de pouso e decolagem; e
- Reforma total da área de fiscalização.
De acordo com a CEO da concessionária, Karen Strougo, todos esses serviços serão feitos por etapas e não comprometerão o pleno funcionamento do aeroporto.
“Nós estamos brincando e dizendo: aguentem conosco que o transtorno também é passageiro, então alguns fluxos serão alternados e serão comunicados aos passageiros", disse Karen, à imprensa.
Internacionalização
Apesar de ser um terminal com capacidade para operações internacionais, o aeroporto de Porto Velho não está apto a internacionalização.
Presente na coletiva, o prefeito Hildon Chaves, afirmou que em uma reunião com a CEO da concessionária, a internacionalização deva ocorrer até 2033.
“Segundo a CEO da empresa, a expectativa é de que nos próximos 10 anos, dobre o movimento de passageiros e junto com isso venha sim a internacionalização efetiva do aeroporto”, afirmou Hildon.
Segundo o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Éder André, uma comissão, composta por órgãos de controle do governo estadual e federal, também trabalha na busca de voos internacionais partindo do aeroporto da capital.
Ainda de acordo com o DER, com essas as obras de reforma e ampliação, o governo busca também o retorno dos voos comerciais partindo da capital com destino ao interior do estado.
Investimentos
As obras serão realizadas por um consórcio, composto pelas empresas Teixeira Duarte Engenharia e Construções S.A, Alves Ribeiro S.A do Brasil e Actemium. A Vinci afirma que todas essas instituições têm uma larga experiência em projetos de infraestrutura aeroportuárias.
Além do terminal de Porto Velho, a Vinci administra, também, os aeroportos de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Boa Vista, Manaus, Tefé e Tabatinga. Em todos esses, o investimento é de R$ 1 bilhão.
Veja Também
Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar
Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho
Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia
Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará