Vídeo: Hospitais públicos do Estado estão sem coleta de lixo infectante

Os hospitais estaduais de Porto Velho estão sem a coleta de lixo infectante desde a última terça-feira (24). Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma pessoa informa a suspensão dos trabalhos no Hospital Cosme e Damião. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que tentou renovar o contrato com a empresa AmazonFort, mas não houve acordo.
A empresa era a responsável por realizar a coleta de lixo hospitalar no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, João Paulo II, Cosme e Damião e Cemetron.
Nesta quarta-feira (25), os hospitais tiveram que improvisar usando várias caixas de papelão para armazenar seringas, faixas, frascos de medicamentos e luvas. O RONDONIAGORA teve acesso às imagens que comprovam.
Em nota, a Sesau informou que propôs a renovação do contrato até o dia 31 de dezembro deste ano, mas a empresa não concordou.
Confira o que diz a nota:
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) propôs à empresa prestadora do serviço de coleta do lixo biológico dos hospitais estaduais a renovação do contrato, cuja Cláusula primeira previa a prorrogação da vigência do contrato pactuado entre as partes até 31/12/2020, entretanto, a referida empresa se posicionou contrariamente, tendo em vista ter solicitado prazo de 180 (cento e oitenta) dias. O que seria inviável para a SESAU que já possui um processo de contratação licitatório (0036.341348/2018-84) e emergencial em andamento (0036456949/2020-13), motivo pelo qual não se demonstrou pertinente a renovação pelo período requerido pela empresa, sobretudo, está adotando todas as medidas cabíveis para a contratação mais rápida possível das novas empresas participantes do certame emergencial.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está trabalhando para que a contratação da empresa prestadora do serviço de coleta do lixo biológico dos hospitais estaduais seja compactuada ainda hoje (25) e que os serviços sejam restabelecidos.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes