Vídeo: Mesmo após decisão do TRT, trabalhadores decidem manter greve no transporte coletivo
Por unanimidade em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (21), os trabalhadores do transporte coletivo de Porto Velho decidiram continuar a greve iniciada nas primeiras horas do dia, mesmo após a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT14) que determinou ao Sitetuperon e ao Consórcio Sim manutenção de percentual mínimo de 70% da frota em atividade.
De acordo com o presidente do Sitetuperon, Francinei Oliveira, a decisão de voltar às atividades, ou não, é dos trabalhadores. “Nós acatamos a decisão dos colaboradores que decidiram manter a greve por unanimidade mesmo após serem informados da liminar. Os trabalhadores estão lutando por um direito deles que não está sendo cumprido por parte da empresa”, disse o presidente.
Sobre a multa que será aplicada diariamente contra o sindicato por desobediência no valor R$ 200 mil e de R$ 20 mil por ônibus, Oliveira informou que o sindicato vai arcar com as despesas. “Nós, enquanto sindicato, vamos arcar com a multa porque os trabalhadores precisam receber todos os seus direitos e foi decidido que eles só vão voltar às atividades após a empresa atender nossas reivindicações”, garantiu o presidente.
Greve
Toda a frota do transporte coletivo da Capital está nas garagens do Consórcio Sim, segundo constatam imagens aéreas obtidas pelo RONDONIAGORA. Os trabalhadores protestam por supostos atrasos salariais e a retirada de benefícios por parte da empresa, que ainda não se manifestou sobre o assunto.
A Prefeitura recorreu ao Judiciário para que fosse mantido o percentual de no mínimo 90% da frota em circulação nos horários de pico e 70% nos demais horários. A medida foi deferida.
O Consórcio SIM chegou a convocar os trabalhadores na tarde desta segunda-feira (21) para que retornassem aos trabalhos, mas a classe não atendeu o chamado e decidiram continuar com a paralisação.
Veja Também
Porto Velho amanhece sem transporte coletivo nesta segunda
Paralisação no transporte coletivo é geral; Ônibus do Consórcio Sim estão todos na garagem
Consórcio SIM convoca trabalhadores para o retorno imediato às suas funções
Presidente do TRT convoca audiência para tentar acabar com greve no transporte coletivo
Trabalhadores encerram greve, mas circulação de ônibus será com frota reduzida