Vídeo: Moradores bloqueiam Estrada do Belmont para exigir melhorias e asfalto na via
Um grupo de moradores do Bairro Nacional fechou a Estrada do Belmont às 8 horas desta terça-feira (7), em Porto Velho, para reivindicar melhorias na única via de acesso a várias empresas e portos de carga e descarga na Capital. Segundo os manifestantes, o descaso já dura cerca de 30 anos. O bloqueio concentra-se em frente a distribuidora da Petrobras.
Francisco Apodi é morador do bairro e conta que há 30 anos a comunidade vem sofrendo com poeira e lama. “Já temos uma mochila cheia de ofícios aqui, pedindo melhorias para a nossa comunidade, mas a promessas são sempre as mesmas, que vem nos próximos dias, meses, e assim já passamos anos e não temos nada. Desta vez, colocaram um pó de brita, o que aumentou a poeira e até comércios e restaurantes estão fechados, por falta de condições de trabalhar”, relata o morador, afirmando que a eles exigem a presença de algum representante do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), que se comprometa com a população e faça melhorias na via.
Em vídeo, uma outra moradores registrou a situação que ficam casas, comércio e restaurantes, pouco tempo após a limpeza diária.
Como a Estrada é a única via de acesso de caminhoneiros a empresas e portos, no local, já se aglomeram vários caminhões. Para o motorista Álvaro de Castro, apesar de causar transtornos, a manifestação é justa. “A população está certa em cobrar porque a estrada está muito ruim, quando não é muita poeira é lama e barro, além da buraqueira. E quando está cheio de água, as vezes quebra a mola do caminhão e dá prejuízo. Estou há oito anos nesse percurso e é sempre do mesmo jeito. E é um trecho curto, fácil de arrumar, esse aqui e o outro mais pra frente”, diz o motorista.
Veja Também
Moradores liberam tráfego na Estrada do Belmont, após dois dias de protestos
Vídeo: Estrada do Belmont continua alagada pelo Rio Madeira e dificulta acesso
Lama e buraqueira tomam conta da Estrada do Belmont após nível do Madeira baixar
Parte da Estrada do Belmont será recuperada com rochas da época da construção da Usina Santo Antônio