Vigilância Sanitária inspeciona hospitais privados que atendem casos de Covid-19

Entre os dias 23 de abril e 4 de maio, a Vigilância Sanitária da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) inspecionou sete hospitais particulares que atendem pacientes com Coronavírus em Porto Velho, município que concentra a maioria dos casos.
‘‘Estamos todos unidos para prestar à população as melhores condições de enfrentamento dessa doença. A missão da Agevisa é orientar e honrar o compromisso de ser vigilante para que a população tenha segurança quanto à adoção de práticas adequadas na promoção e recuperação da saúde’’, afirma a diretora Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt.
A gerente técnica de Vigilância Sanitária da Agevisa, Vanessa Ezaki, explica que as inspeções apontaram que os hospitais particulares inspecionados estão com processos de trabalho de acordo com o Plano de Contingência, atingindo assim um resultado satisfatório.
‘‘A medida é importante porque verifica e analisa as ações de saúde para garantir um atendimento humanizado aos pacientes e reduzir o risco de transmissão da Covid -19 para colaboradores, pacientes, e todos os demais envolvidos”, afirma Vanessa, destacando que durante as inspeções foram observados desde normas para assistência hospitalar a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), limpeza, precauções e protocolos de isolamento.
A equipe de inspeção da Vigilância Sanitária concluiu que a limpeza nos hospitais está sendo realizada com maior frequência que antes, ocorrendo escalas de rodízios entre os profissionais, onde são disponibilizados EPI’s para todos (gorro, máscaras cirúrgicas e N95, aventais impermeáveis, luvas, face shield, óculos de proteção individual), além de estarem cumprindo o afastamento de profissionais de grupos de risco; ocorre a suspensão de cirurgias eletivas; suspensão também de férias dos profissionais da escala; disponibilização de álcool em gel em todos os setores adequadamente, principalmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI); abordagem diferenciada na recepção, de pacientes em casos suspeitos; disponibilidade de exames para Covid -19 em casos suspeitos.
E, ainda estão acontecendo treinamentos das equipes de limpeza, de médicos e enfermagem; distanciamento das cadeiras da recepção aos pacientes, diminuição
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes