Rondônia, 05 de fevereiro de 2026
Geral

Vilhena bate recorde de baixa temperatura, mas frio perde força a partir de sexta em Rondônia

A quarta-feira (14) foi de muito frio para os rondonienses, mas a população de Vilhena sofreu bem mais. A cidade foi a mais fria da região Norte do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mas de acordo com o instituto Climatempo, esse frio já começa deixar a região a partir do fim de semana.

O município do Cone Sul registrou 8°, ficando na frente das cidades de Rio Branco, no Acre, que teve mínima de 10,9°e Boca do Acre, no Amazonas, com 11,3°C.

No ranking nacional, de acordo com o Inmet, entre as 20 cidades mais frias do Norte do país, outras localidades de Rondônia também apareceram. Cacoal registrou mínima de 11,8°sendo a quinta cidade mais gelada da região. Já Ariquemes teve 12, 4°e ficou em sexta posição.

Origem do frio

De acordo com o meteorologista, Vinicius Lucyrio, do Climatempo, em entrevista ao RONDONIAGORA, a frente fria que atinge algumas regiões do país tem origem em uma massa de ar frio muito intenso formada na região da Antártida.

“Essa massa veio de lá e passou pela Argentina e outros países da América do Sul, chegando ao Brasil. Ela atingiu principalmente o sul do País, algumas regiões do Centro Oeste e chegou ao Norte, onde Rondônia foi um dos estados mais afetados”, explicou o meteorologista.

No entanto, ainda segundo ele, essa frente fria já começa a perder força a partir do final de semana. Na sexta-feira (16), o Climatempo indica que a temperatura máxima já deve chegar aos 27º, em Porto Velho.

Em Vilhena, a frente fria já começa a ir embora também a partir de amanhã. Segundo o a plataforma, para sexta, a previsão indica sol encoberto pelas nuvens e máximas de 24°.

Ji-Paraná deve registrar mínima de 14°e máxima de 24°. Já em Ariquemes a mínima deve ser de 17°e máxima de 26°.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça determina correção no edital do concurso da Assembleia e reforça exigência de registro no CRC

Carnaval em Porto Velho contará com estrutura especial de segurança

Governo de Rondônia reforça vacinação contra gripe durante período de maior circulação viral no estado

Prefeitura participa de reunião na DPU para alinhar atendimento à população migrante