Virada Cultural marcará o centenário da EFMM
Desde o início do ano a Comissão do Centenário, composta por órgãos e entidades públicas e privadas, tem se reunido para definir ações para o ano do centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Entre as atividades, a de maior destaque é a "Virada Cultural", que será realizada nesta quarta-feira, 1 de agosto, data em que se comemora a inauguração da ferrovia com a primeira viagem de Guajará-Mirim à Porto Velho.
A programação terá início às 07h e vai até 00h, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, com atividades cívicas, esportivas e cultuais, entre elas alvorada com queima de fogos, aposição da placa comemorativa, corrida do centenário, enduro a pé, campeonato de futebol do centenário, teatro, dança, show musicais com artistas da região entre outros.
Na ocasião também estarão sendo colhidas assinaturas para a pró-candidatura da Estrada de Ferro Madeira Mamoré a patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Essa candidatura é o passo adiante nas justas homenagens que estão sendo prestadas a EFMM, uma das mais fantásticas páginas da história do Barsil e todos nós queremos que seja também da humanidade, declarou o procurador federal junto ao Iphan, Ricardo Leite. "Esperamos que cerca de 100 mil pessoas passem pelo complexo para comemorar conosco o centenário deste Ponto Turístico que tanto significado tem para a nossa história. Pedimos para que todos tragam suas câmeras e celulares para filmar e fotografar esta grande festa, para colocarmos a nossa Ferrovia como destaque na internet", afirmou o secretário da Secel, Francisco Leilson "Chicão".
Veja Também
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida
Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10