Rondônia, 02 de fevereiro de 2026
Geral

Vítimas de ataque de animais peçonhentos devem ser levadas para o Cemetron

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron, conta com um ambulatório especializado que funciona 24h,  para atendimento de pacientes vítimas de ataques de animais peçonhentos como: aranhas, escorpiões, lagartas de fogo e serpentes.

O médico infectologista Bruno Costa e Silva, destaca que a primeira providência a ser tomada nessas situações é manter a calma e direcionar-se ao Cemetron: “Não é necessário encaminhamento de outras unidades. É bem comum aqui na nossa região a chegada de pacientes picados pela serpente jararaca”.

Os animais peçonhentos, são aqueles que produzem peçonha (veneno), e suas vítimas devem ser tratadas com medicações específicas no âmbito hospitalar, tão logo necessitem de exames e tratamento contra o envenenamento. As práticas de sugar o veneno e tomar medicamentos sem prescrição não devem ser realizadas.

Costa e Silva enfatiza que quanto mais rápido o paciente chegar na unidade, melhor o prognóstico, evitando infecções secundárias. “Procure ajuda, encaminhe-se para as unidades referências em atendimento, na capital e no interior; quanto mais rápido realizar o tratamento, menos efeitos colaterais sofrerá”, ressalta.

Os atendimentos de vítimas de animais peçonhentos é prioritário, o Cemetron fica localizado na Avenida Guaporé, número 215, no Bairro Lagoa, em Porto Velho.

 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária

Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra