Rondônia, 05 de dezembro de 2025
Geral

Zona Sul de Porto Velho lidera casos de doenças tropicais causadas pelo Aedes

A Zona Sul de Porto Velho registrou o maior número de doenças tropicais causadas pelo mosquito Aedes Aegypti tem 2020, segundo o levantamento feito pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

Na Capital em 2.020 foram confirmados 273 casos de dengue, 9 casos de chikungunya e 14 de zika.

Segundo a gestora Maria Antônia Brasil, a região apresenta os maiores números de notificação. Somente em relação à dengue, foram confirmados 17 casos no Bairro Castanheira, 18 casos no Cohab, e 13 casos no Bairro Cidade Nova.

Maria Antônia também destaca as atividades que estão sendo feitas para prevenção e controle das doenças. “Nós continuamos fazendo nossas visitas domiciliares, com recomendações, orientações, e trabalho de educação em saúde, além de trabalharmos com a parte do tratamento, que é a aplicação da larvicida nos depósitos em que não podem ser eliminados.” disse.

Quanto aos sintomas sentidos caso uma pessoa seja infectada, como febre e dor de cabeça, a gestora recomenda a procura por uma Unidade Básica de Saúde ou UPA para fazer o acompanhamento médico. “É muito importante que os casos de dengue sejam notificados, porque é a partir disso que a equipe de controle de vetores vai tomar uma providência, pois um paciente não notificado é um paciente anônimo. É através dessas notificações que nós fazemos nossas ações.” relatou.

Com o período do inverno amazônico, com muitas chuvas, todo cuidado é necessário para manter medidas de controle e assim diminuir os criadouros e focos do mosquito. A recomendação é sempre olhar o terreno, eliminar copos descartáveis, latas e todo recipiente que possa acumular água, além de manter as caixas d´água, cisterna e poços tampados. “O que a gente recomenda mesmo é que a população se mantenha vigilante.” disse Maria Antônia.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ofertas fim de ano Autovema Motors

Justiça Federal manda suspender obras do estado em área disputada no entorno do aeroporto de Porto Velho

Justiça do Trabalho libera funcionamento parcial do frigorífico da JBS após vazamento de amônia em Pimenta Bueno

Saiba como vai funcionar o Free Flow na BR-364