Zonas eleitorais redobram trabalho para julgar contas de campanha
As zonas eleitorais do Estado, responsáveis pela análise da prestação de contas, estão na reta final do julgamento dos processos, pois a legislação eleitoral determina que as contas dos eleitos devem estar julgadas e publicadas oito dias antes da data da diplomação.
Em Cabixi não houve candidato com conta de campanha reprovada. Apenas 2 candidatos tiveram as contas aprovadas com ressalvas. Os demais, num total de 12, tiveram as contas aprovadas sem qualquer ressalva.
Ao todo foram apreciadas 31 prestação de contas. De Colorado 3 candidatos tiveram as contas desaprovadas, 9 ficaram com as contas aprovadas com ressalvas e 5 aprovadas sem ressalvas.
Em Cabixi não houve candidato com conta de campanha reprovada. Apenas 2 candidatos tiveram as contas aprovadas com ressalvas. Os demais, num total de 12, tiveram as contas aprovadas sem qualquer ressalva.
A prestação de contas de campanha visa aferir o regular e razoável gasto nas eleições. Tem como finalidade ainda verificar se não houve excesso ou gastos injustificados ou se foram utilizados recursos indevidos.
A prestação de contas passa pela análise de um técnico designado exclusivamente para essa finalidade. Após tem o parecer do Ministério Publico e aí vem a sentença pela aprovação ou desaprovação.
A desaprovação das contas do candidato não impede a diplomação. Todavia, possibilita o Ministério Público investigar os problemas detectados e o conseqüente ajuizamento de ação por abuso de poder econômico contra o candidato.
Já a aprovação com ressalvas ocorre quando foi constatada alguma inconsistência eleitoral que não compromete a regularidade das contas, como exemplo, a apresentação das contas fora do prazo.
A diplomação em Cabixi está marcada para o dia 03/12 e em Colorado do Oeste no dia 04/12.
Determina o § 1º do art. 30 da Lei n. 9.504/97 que a decisão que julgar as contas dos candidatos eleitos deve ser publicada oito dias antes da diplomação. No caso desses municípios os eleitos estão aptos para serem diplomados.
Veja Também
Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema
Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema
STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6
Homem é morto a facadas pelo próprio cunhado na zona leste de Porto Velho