78% dos brasileiros defendem o fim do foro privilegiado, revela Ibope
No dia que o Supremo Tribunal Federal (SFT) deve decidir sobre restrições ao foro privilegiado, o Ibope divulgou, através da rede CBN, o resultado de uma pesquisa que mostra a opinião dos brasileiros sobre o assunto.
De acordo com o levantamento, 78% dos entrevistados querem o fim do foro privilegiado. Ou seja, de cada dez pessoas ouvidas, quase oito defendem que o fim do direito concedido algumas autoridades públicas deixe de existir.
O balanço revela ainda que 12% acham que o foro privilegiado tem que continuar, enquanto que 10% não souberam responder a pergunta.
Outra pergunta feita na pesquisa queria saber se as mudanças na regra podem impactar a imagem do Poder Judiciário. Dos que responderam ao questionamento, 45% acreditam que não mudaria nada, mas 36% responderam que passariam a confiar mais na Justiça. Além disso, 77% dos brasileiros disseram que o fim do foro privilegiado se converteria em uma ajuda para combater a impunidade no Brasil.
O julgamento previsto para esta quarta-feira (2) não irá decidir o fim do foro privilegiado, mas sim restrições ao foro, que passaria a valer apenas para atos praticados durante o mandato e que sejam relacionados à função.
Pela regra atual, qualquer acusação contra autoridades é julgada em cortes especiais, como o STF, no caso do presidente da República, ou o STJ, quando as acusações forem feitas a governadores, por exemplo.
O levantamento foi encomendo da pela Avaaz - uma rede de mobilização internacional - e divulgada pelo Ibope Inteligência. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de abril e ouviu mil pessoas com 18 anos ou mais, em todo país. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja Também
Bandeira amarela passa a valer e conta de luz ficará mais barata
Ministro do STF determina recolhimento de livros acadêmicos de Direito considerados discriminatórios
Mutirão de renegociação de dívidas com bancos começou nesta sexta
Tribunal do Júri começa a julgar assassinos de Marielle Franco e Anderson