Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Nacional

Aeronáutica diz que ainda não é possível levantar hipóteses sobre a queda de avião em Florianópolis

Por meio de sua assessoria de comunicação social, a Aeronáutica informou que ainda não é possível levantar hipóteses sobre os fatores que contribuíram para o acidente do monomotor que caiu na manhã desta segunda-feira, 1º, em Florianópolis. A aeronave caiu com duas pessoas dentro três minutos depois da decolagem no aeroporto Hercílio Luz. Equipes de busca já encontraram os destroços do avião e seguem procurando o piloto e o passageiro, empresário de Rondônia.

Ainda segundo a Aeronáutica, a investigação das causas do acidente ficará a cargo do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), sediado em Canoas (RS), que já está fazendo o levantamento de dados (documentação, meteorologia, plano de voo, inspeções, etc).

Assim que a maior parte dos destroços for localizada, diz a Força Aérea Brasileira, uma equipe de investigadores irá até Florianópolis para a coleta de indícios (sinais que auxiliam a compreender o comportamento da aeronave no momento do acidente). Caso necessário, algumas partes da aeronave poderão passar por testes.

A Aeronáutica informa também que não é possível definir um prazo para o término das investigações. No entanto, à medida que a equipe identifica um fator contribuinte, uma Recomendação de Segurança - documento no qual informa a descoberta - é emitida e enviada à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com o objetivo de prevenir acidentes com as mesmas características, mesmo que a investigação não esteja concluída.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo dos EUA revoga sanções contra Alexandre de Moraes impostas pela Lei Magnitsky

Após decisão de Alexandre de Moraes anulando decisão da Câmara, STF vota perda do mandato de Carla Zambelli

Câmara Federal rejeita cassação da deputada Carla Zambelli

Vídeo: deputado é retirado a força da mesa diretora da Câmara Federal