Anatel: tarifas de telefonia fixa vão subir até 3,01%
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta segunda-feira os índices de reajustes para as tarifas de telefonia fixa no País. Segundo o órgão, o aumento autorizado vai ser de 3,01% para Telefônica, Brasil Telecom, CTBC e Sercomtel; e de 2,76%, para a Telemar.
O reajuste é válido tanto para as tarifas quanto para a assinatura básica. De acordo com a agência reguladora, as chamadas de longa distância terão reajuste máximo de 9,68%.
Os reajustes, explicou a agência, foram calculados levando em conta o Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) de maio de 2007 a maio de 2008. Também foi aplicado, segundo a Anatel, o Fator X, indicador que permite o compartilhamento dos ganhos econômicos das operadoras com o consumidor.
A Anatel informou que os atos com as novas tarifas deverão ser publicados amanhã, 22 de julho de 2008, no Diário Oficial da União (DOU). As concessionárias deverão dar ampla divulgação do reajuste em jornais de grande circulação das áreas em que atuam pelo menos 48 horas antes de iniciar a cobrança dos novos valores dos usuários, informou a agência reguladora.
Veja Também
Laudo da PF descarta necessidade de hospitalização para Bolsonaro
Inscrições para o Fies 2026 terminam nesta sexta; saiba como concorrer
Ministro do STJ acusado de importunação sexual pede licença médica
Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira