Bancários e trabalhadores dos Correios são incluídos na vacinação contra a Covid-19
Mais duas categorias foram incluídas nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19: são os bancários e os trabalhadores dos Correios. A boa notícia foi dada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira (6), com o destaque sobre a importância dos serviços prestados por esses trabalhadores durante a pandemia.
“Essas categorias apresentaram um relatório pormenorizado, descrevendo os aspectos epidemiológicos de cada uma delas. Eu submeti ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), ao Conass e Conasems. Hoje nós tivemos uma posição definitiva para que os servidores dos bancos e dos Correios e Telégrafos fossem incluídos no roll de prioridades”, disse Queiroga.
Até o fim desta semana, o Ministério da Saúde irá divulgar uma nota técnica trazendo todos os detalhes sobre a imunização dos novos grupos. A partir daí, a pasta já começa a enviar doses de vacinas Covid-19 para estados e DF vacinarem essas categorias.
Os presidentes da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro, e dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, também acompanharam o anúncio do ministro. “Estivemos à frente dos atendimentos junto da população brasileira durante toda a pandemia. É uma vitória de todos os bancários”, disse Fausto.
Já Pedro Guimarães destacou a importância da Caixa para o pagamento do Auxílio Emergencial e de outros programas do Governo Federal. “A Caixa representa um grande instrumento de política social do governo brasileiro. Fico muito feliz e quero agradecer ao presidente Jair Bolsonaro e o ministro Queiroga por esse momento”, destacou.
“É uma data extremamente importante para a empresa. Essa vacinação contempla uma categoria que não parou em nenhum dia desde o início da pandemia para que a sociedade continuasse sendo atendida”, afirmou Floriano Peixoto.
Queiroga também se reuniu com o presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Isaac Sidney Menezes Ferreira, para tratar sobre o tema, e com representantes de sindicatos das duas categorias, que se emocionaram e comemoraram o anúncio da inclusão dos trabalhadores nas prioridades da vacinação contra a Covid-19.
“Isso traz um alívio para que a gente possa continuar atendendo a população mesmo durante a pandemia. A imunização reduz o risco de transmissão entre os nossos familiares e clientes. Então, queria agradecer a sensibilidade do ministro com a nossa categoria que presta um serviço essencial”, afirmou Amanda Corcino, uma das representantes dos trabalhadores dos Correios e Telégrafos.
“Fiquei emocionado. É uma notícia que mexe com o coração. Estou muito feliz. Com diálogo, conseguimos vencer todas as barreiras”, comemorou o bancário Ronaldo Lustosa.
Atualmente, o Plano Nacional de Operacionalização (PNO) possui 28 grupos na fila de prioridade da vacinação contra a Covid-19. Desses, o Ministério da Saúde já distribuiu doses de vacinas para imunização de 27 categorias.
Veja Também
Sem aprovação de lei, tabela do IR fica congelada em 2025
Governo lança ações para se antecipar a período de alta da dengue
Vídeo: avião de pequeno porte cai em Ubatuba (SP); piloto morreu
Guarda-civil mata secretário de segurança dentro da Prefeitura em São Paulo