Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Nacional

Condenada a 10 anos de prisão, deputada federal Carla Zambelli deixa o Brasil

Lula Marques/ Agência Brasil

Condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) anunciou nesta terça-feira (3) que deixou o Brasil e que solicitará licença do mandato parlamentar.

A condenação, proferida há cerca de 20 dias, teve como base o crime de invasão de dispositivo informático, entre outras acusações. Zambelli foi considerada culpada por articular o acesso ilegal aos sistemas eletrônicos do CNJ, o que motivou a Corte a aplicar uma das penas mais severas já impostas a um parlamentar em exercício.

Apesar da sentença, Zambelli ainda não teve a prisão decretada, pois pode apresentar recursos ao STF. Contudo, o cumprimento da pena pode ter início após a análise dos embargos de declaração, caso sejam rejeitados pela Corte.

Em transmissão ao vivo publicada no YouTube, a deputada afirmou que está fora do país “há alguns dias” e que permanecerá baseada na Europa. “Vim, a princípio, buscando tratamento médico que já fazia aqui, e agora vou pedir afastamento do cargo”, disse.

Zambelli não informou sua localização atual, mas sua saída do território nacional ocorre sem impedimentos legais, uma vez que o passaporte, anteriormente apreendido por ordem do ministro Alexandre de Moraes, já havia sido devolvido.

A decisão de deixar o país e pedir licença do mandato foi comparada por ela à atitude do colega de partido, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também se licenciou recentemente. A manobra, no entanto, ocorre em um momento crítico da trajetória política de Zambelli, que também corre risco de perda do mandato e inelegibilidade por oito anos, nos termos da legislação eleitoral.

Como a inelegibilidade começa a contar após o cumprimento da pena, caso a condenação seja mantida, Zambelli poderá ficar até 18 anos fora da vida pública. A saída do país em meio a esse cenário pode levar o STF a reavaliar as condições de liberdade da deputada, incluindo eventual nova retenção de passaporte ou outras medidas cautelares.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo dos EUA revoga sanções contra Alexandre de Moraes impostas pela Lei Magnitsky

Após decisão de Alexandre de Moraes anulando decisão da Câmara, STF vota perda do mandato de Carla Zambelli

Câmara Federal rejeita cassação da deputada Carla Zambelli

Vídeo: deputado é retirado a força da mesa diretora da Câmara Federal