Confirmada morte do ministro Teori Zavascki
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), morreu em acidente de avião no início da tarde desta quinta-feira (19). A informação foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Prehn Zavascki, na rede social Facebook.
“Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força”, afirmou em post. A informação foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O STF ainda não se pronunciou.
O ministro tinha 68 anos e era ministro do Supremo desde 29 de novembro de 2012, quando foi indicado ao cargo pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Ele era relator da Operação Lava Jato na mais alta corte do país. Ele seria o responsável por decidir se a corte vai homologar ou não o acordo de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht, esperada para fevereiro.
Teori nasceu em 15 de agosto de 1948, em Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina. É advogado desde 1972, ano seguinte à sua formatura no curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui ainda mestrado e doutorado em Direito Processual Civil pela mesma instituição.
Teori foi ministro do Superior Tribunal de Justiça, de 8 de maio de 2003 a 29 de novembro de 2012, indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antes disso, foi membro do Conselho da Justiça Federal (2001 a 2003 e como membro efetivo entre 27/6/2011 e 29/11/2012) e integrou o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª região entre 30/3/1989 a 8/5/2003.
A aeronave caiu no início da tarde desta quinta-feira (19) no mar de Paraty (RJ). Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Paraty, o acidente ocorreu por volta das 14h e, neste momento, há equipes no local.
De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, o avião decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Angra dos Reis (RJ). O modelo do avião era um Hawker Beechcraft King Air C90 e pertencia ao grupo Emiliano Empreendimentos.
Veja Também
Confira os feriados nacionais e pontos facultativos de 2025
Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda
Apostadores falam sobre sonho de embolsar os R$ 600 milhões da Mega
STF nega pedido da defesa do ex-deputado Daniel Silveira para reestabelecer liberdade condicional