Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Nacional

Embaixador de Portugal visita Real Forte Príncipe da Beira

A convite do Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, General Luiz Alberto Martins Bringel, o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, acompanhado do Adido de Defesa da Embaixada, Coronel-Aviador Jorge Esteves Pereira Nunes dos Santos e do Superintendente Regional do IPHAN , Beto Bertagna visitou a monumental fortaleza militar portuguesa no noroeste do Brasil


O evento deverá contar com a participação de autoridades brasileiras e portuguesas de entidades públicas e privadas, autoridades militares da Amazônia e de historiadores portugueses e brasileiros especialistas no assunto.

Para o Superintendente Regional do IPHAN, Beto Bertagna, “ o encontro foi muito importante para Rondônia, pelo que representa o Forte para o nosso povo. Dentre outras coisas, se tratou da realização de uma exposição documental e histórica sobre a mais imponente obra da arquitetura militar portuguesa no Brasil a ocorrer em novembro , no Centro Cultural do Instituto Camões, em Brasília.”

O evento deverá contar com a participação de autoridades brasileiras e portuguesas de entidades públicas e privadas, autoridades militares da Amazônia e de historiadores portugueses e brasileiros especialistas no assunto.

O embaixador Seixas da Costa também pretende inaugurar uma placa na Embaixada de Portugal homenageando o Real Forte do Príncipe da Beira , contendo trecho de uma carta de Luiz Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, 4º Governador do Mato Grosso enaltecendo o esforço e a inteligência militar da Coroa Portuguesa, que diz : “A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei, nosso Senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalho que dê, é serviço de Portugal. E tem de se cumprir.”

Bertagna explicou ao embaixador as obras que o IPHAN vem realizando, bem como os projetos futuros e a necessidade de apoio para preservar a velha fortaleza. Destacou ainda que elementos culturais herdados da Coroa Portuguesa ainda estão presentes no Vale do Guaporé, como a secular Festa do Divino Espírito Santo, patrimônio cultural imaterial de Rondônia que tem Bertagna como um ardoroso defensor.

Seixas da Costa disse à imprensa que “ o Forte é uma construção de uma beleza e precisão impressionantes. Seus detalhes de arquitetura militar são fantásticos. É sem dúvida uma das grandes obras de Portugal no Brasil, que precisa ser mais conhecida e divulgada”.

A visita foi encerrada com um almoço servido no 1º Pelotão de Fuzileiros de Selva Destacado, com um cardápio da culinária regional à base de peixe e frutos da região (tambaqui assado na brasa e suco de cupuaçu).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Comitê é formado para conduzir candidatura do Forte Príncipe da Beira a patrimônio mundial

Governo dos EUA revoga sanções contra Alexandre de Moraes impostas pela Lei Magnitsky

Após decisão de Alexandre de Moraes anulando decisão da Câmara, STF vota perda do mandato de Carla Zambelli

Câmara Federal rejeita cassação da deputada Carla Zambelli