Rondônia, 02 de novembro de 2024
Nacional

Estudante poderá ser fiador de colega no Fies

O Financiamento Estudantil (Fies) vai ganhar novas regras e uma das mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) é que os estudantes poderão ser fiadores entre si. A medida vai funcionar como uma cooperativa de crédito e passa a valer já no segundo semestre de 2008.



Fies e ProUni
Com as novas regras, o Fies fica articulado ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições particulares a estudantes de baixa renda.
A alteração será anunciada neste sábado (29), pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em pronunciamento no Serviço Social do Comércio (Sesc) de Nova Iguaçu (RJ).

Fies e ProUni
Com as novas regras, o Fies fica articulado ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições particulares a estudantes de baixa renda.

Caso o estudante tenha, por exemplo, uma bolsa parcial do ProUni de 50%, ele poderá financiar os outros 50% da mensalidade com recursos do Fies. A intenção ao acoplar os dois programas, segundo o MEC, é estimular as instituições a oferecer mais bolsas do que as exigidas pela lei do ProUni.

O prazo para o pagamento do Fies também aumentou e agora corresponde a duas vezes o período de conclusão da graduação. Cursos de cinco anos, por exemplo, poderão ser pagos em dez.

A taxa de juros do financiamento também diminuiu, principalmente para as carreiras consideradas prioritárias como as licenciaturas, pedagogia, normal superior e cursos de tecnologia. Nesses casos, passa de 9% para 3,5%, nos demais cursos os juros caem para 6,5%.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Bandeira amarela passa a valer e conta de luz ficará mais barata

Ministro do STF determina recolhimento de livros acadêmicos de Direito considerados discriminatórios

Mutirão de renegociação de dívidas com bancos começou nesta sexta

Tribunal do Júri começa a julgar assassinos de Marielle Franco e Anderson