Rondônia, 04 de maio de 2024
Nacional

Ex-deputado federal Daniel Silveira é preso pela Polícia Federal por ordem do STF

O ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira em Petrópolis, região Serrana do Rio de Janeiro, e também foi alvo de busca e apreensão em sua residência, um dia após o fim do seu mandato parlamentar. As ações foram determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes sob o argumento do descumprimento de cautelares.

Investigadores encontraram quantias de dinheiro vivo no local, mas o valor total ainda não foi contabilizado. Interlocutores do ex-deputado dizem que, por estar há muito tempo com as contas bancárias bloqueadas, ele passou a utilizar dinheiro vivo para suas transações cotidianas.

O mandato de deputado federal terminou nesta quarta-feira. Apoiado por Bolsonaro, Silveira recebeu cerca de 1,5 milhão de votos dos eleitores fluminenses na disputa ao Senado no ano passado, apesar de sua candidatura ter sido indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) após ser preso e condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em fevereiro de 2021, o deputado foi preso em flagrante por ordem do STF depois de gravar um vídeo com ofensas a ministros da Corte e em defesa do Ato Institucional nº 5 (AI-5). Ele foi solto em novembro, mas permaneceu a maior parte do tempo em prisão domiciliar.

Em abril do ano passado, o deputado virou réu no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, aberto em abril do ano passado no Supremo a pedido do Ministério Público.

Em junho de 2021, ainda quando era deputado, Silveira tentou fugir quando percebeu que os policiais chegavam à sua casa para prendê-lo. O motivo era o não pagamento da fiança de R$ 100 mil fixada pelo ministro após violações do monitoramento eletrônico usado pelo congressista, que integra a base aliada do presidente Jair Bolsonaro.

SIGA-NOS NO

Veja Também

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Legado dentro e fora da pista mantém Senna eterno, 30 anos após morte

Temporais causam 8 mortes no Rio Grande do Sul; 21 pessoas estão desaparecidas