Rondônia, 22 de outubro de 2024
Nacional

Genus é punido pelo STJD mas continua na Copa Verde

O Sport Club Genus foi julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva na tarde de hoje, em seção realizada na sede do órgão no Rio de Janeiro. A equipe de Porto Velho foi acusada de colocar em campo o jogador Tiago Guarate de Freitas em situação irregular.

De acordo com a denúncia do procurador Victor Amado, no jogo contra o Rio Branco-AC, no último dia 09/03, pela Copa Verde, o clube relacionou o atleta para entrar em campo, quando este ainda tinha uma partida de suspensão para cumprir. Essa ação é vedada pelo artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Guarate foi expulso de campo em um jogo pelo próprio Genus, no Brasileirão da Série D de 2014. Na época, cumpriu apenas uma partida. Como não jogou competições nacionais em 2015, a punição foi postergada e após atuar contra a equipe acreana este ano, o próprio sistema da CBF levantou a irregularidade.

A promotoria pediu a punição mais severa ao Genus, ou seja, a desclassificação competição. Já a defesa do clube argumentou que o clube não sabia da situação do atleta e que a própria CBF deveria ter um sistema que identificasse situações semelhantes.

Num segundo momento, sugeriu que o que estava em jogo eram apenas os pontos ganhos naquela partida e que se fosse para haver punição, que a vitória do Genus é que fosse subtraída e não a oportunidade de jogar aquela competição.

O argumento acabou convencendo o relator do processo, auditor Ricardo Graiche, que puniu o clube de Porto Velho com a perda de 06 pontos, ou seja, toda pontuação possível na disputa contra o Rio Branco nesta primeira rodada. Uma multa de R$ 500 também foi aplicada à equipe.

Na avaliação do presidente Evaldo Silva, o resultado representou uma grande vitória para sua equipe. Em entrevista ao Rondoniagora, argumentou que a defesa fez uma peça especial e que o time continua na briga.

"Temos que vencer a próxima partida de qualquer maneira. Com esse resultado, é como se o Rio Branco tivesse vencido aqui em Porto Velho. Se vencermos lá no Acre, empatamos com eles no número de pontos e passamos para a próxima fase pelo primeiro critério de desempate, ou seja, o saldo de gols", explicou o cartola.

A decisão ainda cabe recurso da procuradoria. A CBF ainda não marcou a nova data para a partida entre Genus e Rio Branco-AC.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Carreta tomba sobre van e mata 9 membros de equipe de remo no Paraná

STF suspende nomeações de cinco parentes do governador do Maranhão em cargos públicos do estado

PF prende fiscal da ANTT durante operação de combate à corrupção

STF forma maioria para proibir revista íntima vexatória em presídios