Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Nacional

Governo admite suspender leilões do Madeira

O Governo poderá anular os leilões das duas usinas hidrelétricas do Rio Madeira caso os consórcios vencedores iniciem uma disputa judicial. De acordo com Lobão, essa seria a última opção do governo, que pretende mediar um acordo entre Odebrecht e Suez, empresas líderes dos consórcios que venceram os leilões das usinas Santo Antônio e Jirau, respectivamente.

De acordo com o ministro, as alternativas para um impasse seriam a realização de novos leilões ou a assunção, por parte da Eletrobrás, das obras das duas usinas. O ministro salientou que espera que haja um entendimento entre os consórcios e que o governo irá agir neste sentido. No entanto, disse que o desentendimento entre as empresas não pode afetar o cronograma das obras.

Derrotada no leilão de Jirau, o consórcio encabeçado pela Odebrecht contesta a mudança no projeto original feita pelo consórcio Energia Sustentável, liderado pela Suez, que saiu vencedor. Com a alteração, a Suez viabilizou uma economia de cerca de R$ 1 bilhão no custo da obra, o que possibilitou ao grupo a oferecer o lance vencedor do leilão, com deságio de 21,5% sobre o preço-teto estipulado pelo governo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo dos EUA revoga sanções contra Alexandre de Moraes impostas pela Lei Magnitsky

Após decisão de Alexandre de Moraes anulando decisão da Câmara, STF vota perda do mandato de Carla Zambelli

Câmara Federal rejeita cassação da deputada Carla Zambelli

Vídeo: deputado é retirado a força da mesa diretora da Câmara Federal