Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Nacional

Inep divulga edital do Enem; taxa de inscrição é de R$ 85

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na manhã desta segunda-feira (25) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As provas acontecerão em 3 e 10 de novembro. As inscrições devem ser feitas entre 6 e 17 de maio. O valor da taxa é de R$ 85, que deverá ser paga em agências bancárias, casas lotéricas e correios.

A solicitação da isenção da taxa ocorrerá antes do período de inscrição e poderá ser feita entre os dias 1º e 10 de abril. Terão direito à gratuidade estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública, candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista da rede privada, que tenham renda igual ou inferior a um salário mínimo, além dos que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em todos os casos, o participante deverá apresentar documentos que comprovem a condição.

Os alunos que conseguiram a isenção de taxa em 2018 e não compareceram nos dois dias de prova terão que acessar a página oficial do Enem para justificar a ausência. O candidato terá que anexar documentos que comprovem a necessidade de ter faltado à prova. Caso a justificativa seja recusada ou sequer informada, o estudante terá que pagar a taxa de inscrição em 2019.

Segundo o edital, no primeiro dia de prova serão aplicadas questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de cinco horas e meia. No domingo seguinte será aplicada a prova de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias, em que os alunos terão cinco horas para concluir o exame. O edital está disponível em enem.inep.gov.br.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sem aprovação de lei, tabela do IR fica congelada em 2025

Governo lança ações para se antecipar a período de alta da dengue

Vídeo: avião de pequeno porte cai em Ubatuba (SP); piloto morreu

Guarda-civil mata secretário de segurança dentro da Prefeitura em São Paulo