Rondônia, 02 de janeiro de 2025
Nacional

Lula assina decreto para ocupar fronteiras da Amazônia

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Tarso Genro, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá assinar nesta quarta-feira, um decreto determinando ao Ministério da Defesa a elaboração de um plano de ocupação das fronteiras da Amazônia. Tarso disse que o decreto foi elaborado pelo Ministério da Justiça, mas não forneceu detalhes do plano nem sobre a forma como será feita a ocupação. O anúncio sobre o decreto foi feito um dia após a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pedir demissão do cargo.

O ministro da Justiça participa, na Câmara dos Deputados, de um debate sobre a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em audiência conjunta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e da Comissão da Amazônia. Na audiência, Tarso defende a demarcação contínua da reserva e afirmou que, na região, há duas formas de resistência à demarcação: uma, segundo o ministro, é pacífica e ordeira; e a outra é "violenta e ilegal e utiliza, inclusive, atitudes terroristas." O ministro acrescentou: "As atitudes terroristas partem de pessoas que vamos identificar."

Ele declarou que a Polícia Federal (PF), presente na área da reserva, não fará qualquer ação de retirada da população não-indígena, a não ser que tenha para isso autorização do Supremdo Tribunal Federal (STF). Recentemente, o STF determinou a suspensão da retirada para evitar conflitos sangrentos entre produtores de arroz e a população indígena e atualmente examina recursos contrários ao fato de ser contínua a demarcação da reserva. O governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, que também participa da audiência pública pública na Câmara, afirmou que a demarcação é "um equívoco" e que, quando pediu ao STF a suspensão da operação de retirada dos não-índios, quis "evitar uma tragédia".

SIGA-NOS NO

Veja Também

Pesquisas eleitorais não precisam ser registradas em ano sem eleições

Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025

Gastos com material escolar impactam orçamento de 85% das famílias

Forças Armadas iniciam alistamento voluntário feminino