Rondônia, 16 de dezembro de 2025
Nacional

O carnaval será cancelado em 2022?

O aparecimento de uma nova variante da Covid-19 pode pôr em risco o Carnaval do ano que vem

O mundo mudou a partir de dezembro de 2019 quando casos de uma “nova doença” pulmonar começaram a ser reportados em Wuhan, na China. Era a Covid-19 que provocaria uma pandemia global e mudaria completamente o mundo em que vivemos. No Brasil, o vírus chegou em fevereiro de 2020, mas foi só a partir de março daquele ano que as coisas começaram a ficar realmente sérias e as primeiras medidas de isolamento social começaram a ser implantadas por governos estaduais e municipais de todo o país. Naquele mesmo ano de 2020, aconteceu pela última vez o Carnaval da forma como nós conhecíamos. Ou seja, com muita festa e comemoração por todo o Brasil. Com blocos e desfiles em quase todas as cidades do país. Aquele foi o último Carnaval, “com cara de Carnaval”, a acontecer no Brasil. Isso porque, em 2021 a festa foi cancelada devido a gravidade da pandemia no país e à necessidade de medidas de isolamento social para conter a propagação do vírus. Mas e em 2022? Será que a festa irá ocorrer? É sobre isso que nós da betsonly.net falaremos hoje nesse texto.

O Carnaval é a maior festa popular do mundo e também uma parte fundamental da identidade do Brasil como nação. Portanto, o cancelamento de uma festa que é comemorada há séculos e que envolve todo o país, é algo que afeta, de uma forma ou de outra, todos brasileiros. Assim sendo, muita gente tem interesse em saber se o carnaval será ou não celebrado ano que vem. 2020, foi um ano bastante difícil para a maioria dos brasileiros, com uma pandemia fora de controle, a economia em desarranjo e a morte de centenas de milhares de pessoas. 2021, no entanto, começou com bastante esperança e provou ser um ano melhor que o anterior. Com a vacinação em massa de milhões de brasileiros por todo o país, a pandemia finalmente começou a ser controlada. O número de mortes e internações caiu sensivelmente e a maioria dos governos estaduais e municipais reduziu drasticamente as medidas de isolamento social impostas no ano anterior. Com isso, a maioria das pessoas voltou a ter uma vida, relativamente, normal. O comércio voltou a poder abrir as portas e poucas medidas (como o uso obrigatório de máscaras, por exemplo) de isolamento social foram mantidas.

Por isso, muita gente acreditou que, pela primeira vez em quase dois anos, o fim de ano e o ínicio do próximo ano seriam “normais”, como foram até 2019. Ou seja, com Natal em família, festas de Réveillon e o Carnaval em 2022. Contudo, algo novo aconteceu e que pode perturbar esse cenário: a Ômicron. Uma nova variante do SARS-CoV-2 (o vírus que causa a COVID-19) que vem se espalhando e causando preocupação no mundo todo. Ninguém sabe direito ainda, o que essa nova variante pode trazer. Se ela será mais grave que as variantes anteriores do vírus ou não. Portanto, governos do mundo já começaram a se preparar para o que pode vir e, dessa forma, começaram a reinstaurar restrições e lockdowns que haviam sido retirados devido ao avanço da vacinação e, consequente, diminuição no número de casos e mortes. No Brasil, diversas cidades já anunciaram restrições na comemoração do Natal, cancelamento das festas de Réveillon e do Carnaval.

Mas, e daí? O Carnaval do ano que vem será cancelado ou não? Bem, essa é uma pergunta difícil de se responder. Tudo dependerá de como o vírus irá se comportar. Se o vírus realmente se tornar uma ameaça real e começar a causar aumento no número de contaminações, internações e mortes, é bem provável que governos estaduais e municipais por todo o país cancelem a festa mais popular do Brasil. Se, por outro lado, o vírus não conseguir ultrapassar a “barreira vacinal” e acabar não representando uma ameaça tão grande assim e, dessa forma, não conseguir causar aumento no número de contaminações, internações e mortes, é bem provável que a festa seja mantida mesmo que com algumas restrições. É importante lembrar que quem vive do Carnaval já está preparado para que ele ocorra. Isso inclui as grandes escolas de samba do Rio e de São Paulo que começam a preparar seus desfiles meses antes do Carnaval acontecer. Esse grupo de pessoas terá um enorme prejuízo se a festa não ocorrer, principalmente, considerando o fato de que esse seria o segundo ano consecutivo sem Carnaval. Portanto, é de se esperar que ocorra uma enorme pressão, por parte de alguns setores sociais, para que a festa do ano que vem ocorra.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Defesa de Bolsonaro reitera pedido por cirurgia e prisão domiciliar

Governo dos EUA revoga sanções contra Alexandre de Moraes impostas pela Lei Magnitsky

Após decisão de Alexandre de Moraes anulando decisão da Câmara, STF vota perda do mandato de Carla Zambelli

Câmara Federal rejeita cassação da deputada Carla Zambelli