PF inicia operação de enfrentamento aos incêndios florestais na Amazônia e Pantanal

A Polícia Federal inicia, nesta quarta-feira (25), a Operação Incêndios 2025, ação estratégica de enfrentamento aos incêndios florestais no Brasil, com foco especial nas regiões da Amazônia Legal e do Pantanal.
A operação marca o início de uma nova fase de atuação integrada, com medidas preventivas e repressivas, diante do agravamento dos eventos climáticos extremos e do aumento expressivo dos crimes ambientais nos últimos anos.
O plano tático prevê a instalação de bases avançadas em pontos críticos, a mobilização de equipes especializadas e dedicadas, o uso intensivo de tecnologia e geointeligência, além da atuação conjunta com a Força Nacional de Segurança Pública e forças de segurança estaduais.
O objetivo é ampliar significativamente a capacidade de resposta da PF, que instaurou, em 2024, 138 inquéritos policiais relacionados a queimadas — um salto expressivo em comparação aos 46 registros de 2023. Em 2025, já foram instaurados 42 inquéritos.
A Operação Incêndios 2025 também reforça o compromisso da Polícia Federal com a responsabilização criminal dos autores de crimes ambientais. No ano passado, as ações da PF resultaram em 29 mandados de busca e apreensão, 3 prisões preventivas, 16 prisões em flagrante e ordens judiciais de sequestro de bens que ultrapassam R$ 400 milhões.
Coordenada pela Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente da PF, a operação integra esforços com o Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, ICMBio, AGU, além de instituições estaduais e municipais.
O plano tem início imediato nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com expansão prevista para Acre, Amazonas, Rondônia e Pará nas próximas semanas.
Veja Também
STF anula parte de investigação contra governador do Acre
PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares
Mesa da Câmara declara perda dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Novas regras para entrada e saída em meios de hospedagem começam a valer