Rondônia, 21 de novembro de 2024
Nacional

PF PRENDE PREFEITOS E ADVOGADOS EM OPERAÇÃO CONTRA FRAUDE NO FPM

A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira, como parte Operação Pasárgada, 44 pessoas acusadas de envolvimento em um esquema de liberação irregular de verbas do Fundo de Participação dos Municípios - FPM com prejuízo para os cofres públicos que pode ultrapassar R$ 200 milhões.



Até o fim do dia, os policiais devem cumprir 100 mandados de busca e apreensão, além de outros 50 mandados de prisão em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal.

Os investigados responderão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência, advocacia administrativa, exploração de prestígio, fraude a licitação, quebra de sigilo de dados e lavagem de dinheiro, com penas que, somadas, podem chegar a vinte anos de prisão. O crime de sonegação fiscal ainda será apurado pela Receita Federal do Brasil.

Até o fim do dia, os policiais devem cumprir 100 mandados de busca e apreensão, além de outros 50 mandados de prisão em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal.

A investigação iniciada há oito meses descobriu que a partir de decisões judiciais negociadas, a verba federal do FPM era repassada a municípios em débito com o INSS. Além disso, os prefeitos contratavam, sem licitação, um escritório de advocacia, que oferecia indevidas vantagens a juízes e servidores da Justiça para obter decisões favoráveis e posteriormente repartia seus honorários com os prefeitos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”

PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe após vitória de Lula

Polícia Civil apura fraudes de R$ 40 milhões contra Banco do Brasil

Estudante que morava em Ji-Paraná morre em grave acidente na Ponte da Amizade