Rondônia, 27 de junho de 2026
Nacional

Relatora no STF, ministra Cármen Lúcia vota por derrubar flexibilização da Lei da Ficha Limpa

|
da Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (22) por derrubar a flexibilização da Lei da Ficha Limpa, aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado, para limitar o prazo de inelegibilidade de políticos condenados.

Para a ministra, as alterações "estabelecem cenário de patente retrocesso" e devem ser consideradas inconstitucionais por violarem princípios essenciais da República, como os da probidade administrativa e moralidade pública.

"O Supremo Tribunal atua no sentido de afastar por antijurídicos quaisquer comportamentos e atos que impeçam, dificultem ou embacem a probidade administrativa e a moralidade pública inerente ao regime republicano."

"Não pode participar da vida política-eleitoral quem descumpre as normas constitucionais e legais", escreve Cármen Lúcia.

Julgamento
O Supremo começou a julgar nesta sexta-feira (22) uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) que questiona as modificações promovidas na Lei da Ficha Limpa.

O julgamento ocorre em plenário virtual. Os demais ministros têm até o dia 29 de maio para votar.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho

Número de mortos após terremotos na Venezuela passa de 580

Ministro do STF determina transferência de Vorcaro para Papudinha

Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina