Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Nacional

Rondoniense busca liderança contra o lanterna Rolim de Moura

A partida reservada para a noite deste sábado (09), às 19h no estádio Aluizão em Porto Velho, revelará dois grandes opostos do futebol de Rondônia. De um lado, uma equipe organizada, com foco em resultados e que se planejou para chegar ao topo da principal competição local. Do outro, o retrato borrado da antiga maneira de se fazer futebol, sem planejamento e com o que pior existe fora das quatro linhas.

Estamos falando de Rondoniense Sport Clube, o "Periquito da capital" e do Rolim de Moura, o "Tigre da Zona da Mata". A equipe de Porto Velho figura em segundo lugar do Estadual com 11 pontos, é o único time invicto até aqui e depende apenas dos próprios resultados daqui para frente para chegar à final de ser campeão do torneio.

Para isso, investiu nas categorias de base, formando jogadores, com parceiros comerciais de longa data e ganhando a simpatia de uma região inteira da capital. Moradores da Zona Leste, reduto do time, vão em peso ao estádio acompanhar a equipe. Há investimentos sólidos em marketing, no tratamento médico e fisiológico dos atletas, dentre outros requisitos de um bom time de futebol profissional. Até as marras das equipes grandes, como fechar o treino para a imprensa, já apareceu no Rondoniense.

Na contramão disso tudo está o Rolim de Moura, que entrou no Estadual deste ano após ser arrendado para uma empresa. Um contrato de aluguel da vaga para disputar o torneio foi celebrado entre a diretoria do clube e o ex-técnico do time, Manuel Filho. Dono da empresa, ele é figura conhecida de forma negativa no meio do futebol brasileiro. Esta semana ele foi suspenso da competição de forma definitiva e também denunciado por jogadores do clube por maus tratos, apropriação indébita de recursos e de estelionato.

Segundo o relato de alguns atletas, Manuel seria uma espécie de "Gato", um agenciador de jogadores amadores que querem se profissionalizar. Para isso, ele cobra entre mil e dois mil reais, dizem os denunciantes. De Pernambuco trouxe ao menos 20 jogadores para usar a vaga do Rolim de Moura para essa finalidade. De uns apenas pegou o dinheiro e ficou a promessa de entrar no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Rondoniagora conversou com o treinador após ouvir as denúncias de um jogador. Manuel refutou as denúncias e diz que não obriga nenhum jogador a vir com ele. Apenas cobra os valores referentes às taxas de transferências e legalização como profissional.

Com essa promessa, os jogadores que vieram defender o clube não ganham salários. A promessa era de apenas uma alojamento e alimentação. Até esses itens não eram respeitados. A alimentação era precária, as vezes apenas arroz e o alojamento um verdadeiro amontoado de colchões e jogadores, com a mínima condição de habitação.

Volta por cima

Para o jogo contra o Rondoniense, o Rolim de Moura deve ser outro, diz o novo presidente do clube, Juarez da Silva, o popular "Jabá". Representante comercial e apaixonado pelo clube, o novo cartola assumiu após a renúncia coletiva da antiga diretoria, comandada pelo advogado Artur Paulo de Lima. Segundo Jabá, um grupo de empresários da cidade o convenceu a assumir a equipe e terminar o campeonato para evitar punições ao clube. Antes, houve a informação de que time não disputaria mais o torneio este ano.

Ainda de acordo com Juarez, o time agora está organizado, com treinamentos diários e escalou o experiente jogador Robson Lino como técnico. Explica que o alojamento e a alimentação estão em dia, assim como o tratamento médico dos jogadores. Para fazer um segundo turno melhor, diz esperar recursos da prefeitura de Rolim de Moura e do Governo de Rondônia prometidos para o clube.

"Não vamos abandonar o campeonato. Estamos prontos para enfrentar o Rondoniense e iniciar nossa reação no torneio. É difícil, o time perdeu muito com tudo isso que aconteceu, mas temos a confiança de nossos empresários, de pessoas de bem de Rolim de Moura e que querem ver o time no lugar de destaque do nosso futebol".

A provável escalação do Rolim de Moura é: Juan, Max, Marlon, Gil, Michel, Caique, Sandrinho (Mateus Carvalho), Messias, Diego, Ellan e Adriano. Já o Rondoniense deverá vir com: Alex Cardoso, Branco, Dhonathan, João Paulo, Rafael Vioto, Michael Douglas, Lucas Baiano, Lucas Freire, Fernandinho, Lenno e Robert.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo dos EUA revoga sanções contra Alexandre de Moraes impostas pela Lei Magnitsky

Após decisão de Alexandre de Moraes anulando decisão da Câmara, STF vota perda do mandato de Carla Zambelli

Câmara Federal rejeita cassação da deputada Carla Zambelli

Vídeo: deputado é retirado a força da mesa diretora da Câmara Federal